Paulo Afonso-BA: 15 Grupamento de Bombeiros Militares envia Nota de Esclarecimento sobre incêndio em Glória Bahia

O 15 Grupamento de Bombeiros Militares enviou nota de esclarecimento referente ao incêndio que ocorreu ontem 27 de dezembro de 2018, na vizinha cidade de Glória Bahia, mas precisamente na Rua Engo Fernando Tavares, na Rua do Mercadinho de Zé Didi, sede do município de Glória Bahia.

O Corpo de Bombeiro foi acionado e prontamente  se deslocou para o local onde foi solucionado o problema. No entanto dois vídeos viralizaram nas redes sociais, onde uma moradora questiona o tempo de chegada dos profissionais ao local. Com isso, após a matéria exclusiva do site jremdestaque.net, a repercussão foi instantânea.

Ver matéria e Nota de esclarecimento enviada pelo Comando do 15 Grupamento de Bombeiros Militares em Paulo Afonso-BA:

 

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DA BAHIA

15º GBM – PAULO AFONSO/BA

“Energia Preservando Vidas”

O 15º GBM vem a público esclarecer as circunstâncias da ocorrência desta quinta-feira, 27/12/2018: Tratou-se de um incêndio em uma Serraria, na Rua José Alves de Souza, Bairro Centro, na cidade de Glória, por volta das 19h. O 15º GBM foi acionado para o atendimento da ocorrência às 18h44, e a chegada da guarnição ao local se deu às 19h03. Sendo assim, o tempo decorrido após o aviso inicial até a chegada ao local foi de 19 minutos.

Desta forma, observa-se que o tempo decorrido para o atendimento à ocorrência foi de menos de 20 min. Considerando que distância entre a sede do 15º GBM e o local do incêndio é de aproximadamente 13 km, e o no horário em questão e nas rodovias utilizadas há um considerável tráfego de veículos, além das lombadas físicas existentes até o local, o tempo para o atendimento foi perfeitamente aceitável. Além disto, o peso da viatura Auto Bomba Tanque – ABT, viatura utilizada na ocorrência, impossibilita velocidades muito altas.

O incêndio ocorreu em um ambiente confinado de 20 m2, sem ventilação adequada, no qual estavam armazenados móveis e demais materiais de madeira, inclusive de forma fragmentada (pó de serra, compensados), o que aumenta o fluxo e a propagação do calor no ambiente. Além disso, havia também no local, materiais inflamáveis como verniz, cola, etc.

Dentro destas condições, tem-se o incêndio de progresso rápido, no qual o alastramento do incêndio ocorre de maneira acelerada, de modo que, em razão da propagação do calor entre os combustíveis e do fluxo de calor da madeira, a generalização do incêndio (Flashover), provavelmente ocorreu em menos de cinco minutos após o foco inicial. Sendo assim, quando a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou ao local, o incêndio já estava totalmente desenvolvido em razão das condições citadas.

Ademais, insta ressaltar que a edificação citada estava irregular perante o Corpo de Bombeiros, dado que todas as edificações, estruturas e áreas de risco do Estado da Bahia necessitam possuir medidas de segurança contra incêndio básicas, tais como extintores e brigadistas treinados para combater princípios de incêndio, o que poderia ter evitado ocorrência nas proporções que aconteceram.

O 15º GBM vem a público prestar informações e ressaltar a sua responsabilidade social, através de sua missão institucional de preservação de vidas, do patrimônio e do meio ambiente. Desta forma, o 15º GBM coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos que se fizerem necessários. Vidas alheias e Riquezas Salvar!

Nota para imprensa-converted (3)

RAIMUNDO SALES FERNANDES FILHO – TC BM COMANDANTE

 

 

Glória-BA: Incêndio destrói residência e moradores atribuem a demora do Corpo de Bombeiros

Nota para imprensa-converted (3)

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE