A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída ao lado do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), recebeu a visita do secretário Estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas, na tarde da última quinta-feira (16). Acompanharam a visita à unidade, os secretários municipais de Saúde e Administração, Ivaldo Sales e Hermes Benzota Júnior. O local vai integrar o novo projeto do HNAS que, de acordo com o secretário de Saúde, vai ganhar 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 adultos e 10 para crianças, através de um convênio firmado entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Prefeitura de Paulo Afonso, Governo da Bahia e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
“Uma notícia que vem em boa hora e através dos esforços de muitas pessoas. Estaremos acompanhando todo o processo in loco e cobrando das partes o compromisso firmado”, afirma o prefeito Luiz de Deus.
Os investimentos giram em torno de R$ 45 milhões, onde também contemplam a reforma e ampliação do HNAS, que vai se transformar em Hospital Universitário (HU).
“O Hospital vai servir para a instrução dos alunos, no curso de Medicina da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Vale ressaltar o esforço e empenho da Prefeitura de Paulo Afonso, para que todas essas obras venham e contemplem a cidade”, diz Fábio Villas-Boas.
A ideia de transferir a gestão do hospital para a Ebserh surgiu após a criação do curso de medicina na Univasf, no campus Paulo Afonso, no âmbito do Programa Mais Médicos do Governo Federal. “Visamos sempre às parcerias para atender e contribuir com a região norte da Bahia; e os bons resultados têm acontecido”, afirmou o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino