Paulo Afonso-BA: Prefeitura inicia atualização do Inventário Turístico



A Prefeitura de Paulo Afonso iniciou esta semana a atualização do inventário da oferta turística (INVTUR) para o ano de 2019. O documento, elaborado pelo

Departamento de Turismo, consiste no levantamento, identificação e registro dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento-base de informações para fins de planejamento, gestão, promoção da atividade turística e incentivo ao turismo.

O levantamento engloba restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, parque temático, guias, bares, agências e demais áreas que fazem parte desses serviços voltados para o turismo. Segundo o assessor do Departamento de Turismo, Marlos Guerra, a pesquisa está sendo feita por servidores devidamente identificados, que solicitam aos responsáveis pelos estabelecimentos a autorização para recolher as informações. “É de extrema importância que todos possam colaborar, pois, juntos fazemos a cidade se desenvolver. O projeto tem duração de pelo menos um ano para ser realizado com toda atenção que a cidade merece”, ressalta.

Ele explica que os dados informados serão divulgados nos meios de comunicação da Prefeitura, na página do turismo, mediante cadastro válido no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur), que atua no o Ministério do Turismo. A divulgação atende à Portaria Federal nº 192 de 28 de Dezembro de 2018, que trata do Mapa Turístico.

“Fazer parte do Cadastur do Ministério do Turismo significa dar mais visibilidade para o empreendimento, credibilidade, oportunidades, acesso a linhas de financiamento, informações e apoio, participação em campanhas e eventos promovidos pelo ministério. Atualmente, o sistema conta com 61.200 cadastros de pessoas físicas e jurídicas em todo Brasil”, enfatiza Marlos.

O Inventário da Oferta Turística funciona como ferramenta de consulta para turistas, estudantes, empresários e pesquisadores, a fim de disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores, dados confiáveis sobre a oferta turística; permitir a análise econômica do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal; permitir o diagnóstico de deficiências, pontos fortes e fracos entre a oferta e a demanda; obter informações de confiança para o planejamento;otimizar os recursos públicos, evitando a sobreposição de ações.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE