A Prefeitura de Paulo Afonso segue com a imunização contra gripe até a próxima sexta-feira (15). O prazo foi prorrogado por conta da paralisação dos caminhoneiros, ocorrida no mês de maio.
Estão na lista para tomar a vacina: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal Crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Gerência de Vigilância Epidemiológica, orienta a população a se prevenir contra a gripe e suas complicações, obedecendo às seguintes orientações:
Evite aglomerações de pessoas, principalmente em ambientes fechados;
Abra as janelas e deixe o ar entrar, em casa, no trabalho e no ônibus;
Lave freqüentemente as mãos com água e sabão;
Ao tossir, cubra o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável;
Evite o contato com pessoas doentes;
Não compartilhe copos, talheres e objetos pessoais;
Evite tocar na boca, nariz e olhos sem antes, lavar as mãos;
Não use medicamentos sem orientação médica;
Em caso de dúvidas, procure uma Unidade de Saúde;
Se você está com gripe e apresentar dificuldade para respirar, procure imediatamente um serviço médico.