Paulo Afonso-BA: Farmácia Básica garante medicação de usuários da rede pública

Entre o conjunto de ações da Atenção Básica à Saúde da Prefeitura de Paulo Afonso, usuários da rede pública contam com a farmácia básica do município, localizada na Avenida Joana Angélica N º 130, Bairro Perpétuo Socorro. O Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é responsável pela distribuição de medicamentos para todas as unidades da rede.

A Secretaria de Saúde enfatiza que todos os medicamentos que fazem parte da lista do Ministério da Saúde estão disponíveis nas unidades básicas, exceto os controlados, que só podem ser retirados na farmácia básica, com apresentação de receita médica atualizada, sob acompanhamento de um farmacêutico. O cadastro deve ser atualizado a cada três meses, na Secretaria de Saúde. Após o cadastramento, o paciente recebe a visita da equipe para comprovar as informações.

O fornecimento de remédios essenciais de uso contínuo para hipertensão, diabetes, alergia, depressão e outras doenças consideradas comuns, principalmente entre idosos, é resultado de convênio entre os governos Federal, Estadual e Municipal, seguindo rigorosamente o receituário médico atualizado. Outros medicamentos de custo mais elevado são de responsabilidade da Base Regional de Saúde (antiga DIRES), mediante apresentação de laudo médico para cadastramento do paciente. Também nesse caso, o cadastro deve ser atualizado a cada três meses.

“Além da distribuição normal dos medicamentos que fazem parte da lista, em eventuais casos de emergências, verificando-se a falta de algum dos itens, a Prefeitura tem a prerrogativa de realizar processo licitatório para aquisição”, ressalta a assessora de planejamento da Secretaria de Saúde, Sabrini Canonice.

ASCOM/PMPA

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE