Paulo Afonso-BA: Agricultores do Povoado Açude pede socorro com infecção de praga na Palma Forrageira

Em conversa com alguns produtores rurais do município de Paulo Afonso Bahia, a reportagem do jremdestaque.net foi informada que produtores de toda região rural estão perdendo suas PALMAS devido ao surgimento de uma Praga que até o momento não se descobriu um produto que possa combater. Essas imagens foram feitas no Povoado AÇUDE domingo 14 de abril de 2019, segundo um dos agricultores informou que esse fungo quando a pessoa passa a mão nele aparece um corante vermelho como na foto.

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), ligada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do governo do estado, e a Secretaria de Agricultura do município de Paulo Afonso Bahia estariam trabalhando num projeto de distribuição de raquetes de palmas resistentes a fungos, inclusive esse que aprece na foto que é conhecido por COCHONILHA CARMIM. A COCHONILHA CARMIM produz um líquido avermelhado usado para fabricação de corante. Em resumo, essa, é supostamente mais uma praga criada pelo homem para outros fins e que não conseguiram ter controle da situação.

“A secretaria de Agricultura e Aquicultura da Prefeitura de Paulo Afonso Bahia criou em  07/08/2018, o Projeto Campo Forte  implantado no Povoado Baixa do Boi onde foi criada uma unidade de palma forrageira, considerado o maior viveiro da planta no país. No espaço, a cada 90 dias, cerca de 800 mil mudas. Até o momento, já havia distribuído 2 milhões e 600 mil raquetes de palma forrageira, espécie comum nas regiões de caatinga, resistente a altas temperaturas e à Cochonilha do Carmim, uma praga que se alimenta da seiva da palma comum, destruindo a plantação em poucos meses. Um agricultor diz na matéria, que depois que recebeu as raquetes da palma forrageira produzida no viveiro do Povoado Baixa do Boi, ele aumentou sua produção diária de leite de 130 para 330 litros”. Trechos retirados de matérias institucionais.

Só para efeito de informações, aconselha-se que os órgãos competentes compareçam no Povoado Açude a fim de orientar os agricultores daquela comunidade. Esse, é o apelo de um morador.

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE