Os motoristas que tiveram Carteira Nacional de Habilitação suspensa têm até o dia 31 de maio para apresentar um recurso junto ao Detran e tentar regularizar a situação.
No estado cerca de 27 mil motoristas tiveram o documento suspenso por ultrapassarem 20 pontos na CNH. De acordo com a relatora dos processos de suspensão de habilitação do Detran, Aline Alves, além de serem avisados por meio da publicação do edital, os condutores receberam uma notificação através dos Correios.
“Se não couber o recurso, vai dar início ao cumprimento da suspensão, entregando a carteira e fazendo curso de reciclagem. A entrega não tem prazo, mas se ele for pego conduzindo o veículo, tem penalidade agravada e pode ter habilitação cassada”, explica.
Caso flagrado dirigindo com a CNH suspensa, o Código de Trrânsito Brasileiro (CBT) prevê detenção de seis meses a um ano do motorista, multa, além de ficar impedido de dirigir pelo mesmo período que havia sido suspenso anteriormente.
Os condutores que tiveram as carteiras suspensas podem procurar procurar qualquer posto avançado de atendimento do Detran e do Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Para entrega de CNH o motorista precisa levar apenas o documento. Já quem quiser interpor recurso pode apresentar um documento escrito além da cópia da documentação do veículo.