11 civis foram baleados em Salvador e RMS no mês de janeiro

Salvador e região metropolitana registraram 101 tiroteios que deixaram 73 mortos e 18 feridos em janeiro, de acordo com o relatório do Instituto Fogo Cruzado. O levantamento identificou ainda 11 vítimas de ataques a civis ocorridos em vias públicas e durante momentos de lazer ao longo do mês de janeiro, indicando que a violência armada segue atingindo a população fora de confrontos diretos.

A maior parte dessas vítimas foi registrada durante a Lavagem do Bonfim, no dia 15 de janeiro, no bairro do Comércio, localidade de Água de Meninos, onde oito pessoas foram baleadas, sendo um homem morto e sete vítimas feridas, entre elas três mulheres. Outro ataque ocorreu no dia 27 de janeiro, em um bar no bairro da Boca do Rio, na localidade do Cajueiro, deixando três vítimas: uma pessoa morreu e duas ficaram feridas.

Além dos ataques em espaços públicos, o relatório também chama atenção para o avanço da violência armada dentro das residências. Em janeiro de 2025, foram registrados oito mortos em ocorrências desse tipo. Já em janeiro de 2026, o número subiu para 15 mortos, o que representa quase o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior.

Por Redação, Bahia Notícias