Bahia: Prefeito, vice e vereadores eleitos tomam posse em sessões solenes na Câmara Municipal de Paulo Afonso

Em duas sessões solenes realizadas no plenário da Câmara Municipal de Paulo Afonso (Norte da Bahia), nessa quarta-feira (1°/1), tomaram posse, o prefeito eleito, Mário Cézar Barreto Azevedo (PSD) e o vice-prefeito, Pedro Macário Neto (PSDB).

No primeiro ato foram empossados os 17 vereadores, entre reeletos e novatos, e em seguida, foi realizada a eleição da nova mesa diretora da Câmara para o biênio 2025 – 2026. A única chapa concorrente ao pleito foi reeleita com 14 votos dos edis presentes contra três abstenções. Se abstiveram da votação: Evinha Oliveira (SD), Valmir Rocha (PC do B) e Eliézio Livino (Mobiliza). Todos justificaram a abstenção por discordarem da apresentação de chapa única.

Com a reeleição, a mesa diretora, agora sem a Irmã Leda, que não foi reeleita, ficou composta por Zé de Abel (PSD) presidente;  Bero do Jardim Bahia ( PSD) vice-presidente; Paulo Tatu (PSDB) 1° secretário e Márcia Goreti (Mobiliza) 2a secretária.

Na sessão seguinte, o presidente da casa legislativa reeleito, Zé de Abel presidiu o tradicional juramento de posse do novo prefeito e do seu vice.

Prestes a completar 39 anos de idade no próximo dia 14/1, Mário Galinho, como é popularmente conhecido, não é neófito na política. O mecânico, ex-funcionário público municipal foi vereador de 2017 a 2020, quando concorreu às Eleições Municipais pela primeira vez, mas não conseguiu desbancar o então governante Luiz de Deus. Em 2022 tentou conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, mas apesar da expressiva votação de 8.618 votos não foi eleito.

Sua intensa luta pelo posto de chefe do Executivo Municipal continuou, até que em 6 de outubro de 2024 derrotou o então prefeito, Marcondes Francisco (PP), obtendo 31.834 votos contra 22.137 do adversário, que tinha assumido a Prefeitura dois meses antes da eleição, com a renúncia de Luiz de Deus. Em seu discurso na tribuna, agora como prefeito, Galinho se emocionou ao agradecer aos seus31.834 eleitores que o conduziram ao cargo de Chefe do Executivo Municipal. “Estamos aqui para iniciar um novo capítulo na história de Paulo Afonso. E agora mais fortes para lutar juntos com o nosso povo que nos concedeu a oportunidade de chegar até aqui”, falou.

O vice-prefeito Pedro Macário possui um invejável currículo na política de Paulo Afonso. Chesfiano aposentado, foi coordenador da Ciretran e exerceu o cargo de vereador por várias vezes, inclusive por quatro mandatos seguidos, de 1988 a 2000. Retornou à Câmara em 2008 como suplente do vereador afastado Paulo Sérgio, e agora, como vice-prefeito, terá a importante missão de auxiliar Mário Galinho na reconstrução de Paulo Afonso. “Darei minha vida, se necessário for, para contribuir com esse projeto de governo que tive a honra de participar de sua construção”, disse Pedro Macário em seu primeiro discurso como vice-prefeito.

Após o término das solenidades na Câmara, Galinho, Macário, vereadores da base governista e os novos secretários de Governo caminharam até a Prefeitura, onde houve a passagem de cargo simbolicamente. O ex-secretário extraordinário de Articulação Governamental, representou o ex-prefeito, Marcondes Francisco.

por Washington Luís.