Estudo revela que dengue pode desencadear transtornos psiquiátricos

Um estudo recente realizado em Taiwan aponta que a infecção pelo vírus da dengue pode aumentar significativamente o risco de desenvolver transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, tanto a curto quanto a longo prazo. A pesquisa foi conduzida por cientistas da National Cheng Kung University e do National Health Research Institutes e publicada na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases em 3 de julho.

dengue, que pode variar de uma forma leve a grave, trazendo risco de vida, também pode causar consequências a longo prazo na saúde dos infectados. Estudos anteriores já indicavam uma ligação entre a dengue ativa e transtornos como depressão e ansiedade, mas poucas pesquisas analisaram o risco ao longo dos meses subsequentes à infecção.

Os pesquisadores analisaram registros médicos de 45.334 pacientes infectados pelo vírus da dengue em Taiwan, comparando-os com 226.670 indivíduos que não tiveram a doença. O período de estudo abrangeu de 2002 a 2015, focando na probabilidade de desenvolver ansiedadedepressão e distúrbios do sono em diversos momentos após a infecção.

Para garantir a precisão, o grupo de controle foi composto por pessoas com características demográficas semelhantes, como idade, sexo e condições de saúde, mas que não tiveram dengue.