O que se sabe sobre barco encontrado à deriva com corpos, no Pará

Um barco à deriva foi encontrado por pescadores no Rio Caeté, no Pará, na manhã deste sábado (13). Relatos iniciais davam conta de 20 corpos no interior da embarcação, mas o número ainda não foi confirmado pela Polícia Federal, que realiza uma perícia no material encontrado.

Onde o barco foi encontrado?

O barco foi encontrado na região do Salgado, no nordeste do estado, de acordo com informações da Polícia Federal. Essa região abrange 11 municípios, como Salinópolis, São João de Pirabas e Terra Alta. Alguns corpos estariam em estado de decomposição.

Segundo a PF, os trabalhos de busca e resgate da embarcação transcorreram das 07h, quando a equipe chegou ao porto de Vila do Castelo, até as 23h30 de domingo. Participaram das ações uma embarcação da Marinha e um bote dos Bombeiros Militares.

Quem são as vítimas?

As autoridades ainda não sabem a origem do barco, nem a identidade das vítimas. Exames médico-legais serão feitos pelas equipes do Instituto Nacional de Criminalística (INC) e do Instituo Nacional de Identificação (INI), em Brasília, para identificar as vítimas.

Ao anunciar a abertura de investigações sobre o episódio, o Ministério Público Federal chegou a falar em até 20 mortos, mas retirou a informação de sua nota sobre o tema. Segundo o órgão, o número ainda não foi confirmado. Suspeitas de que os tripulantes da embarcação seriam haitianos também chegaram a circular, mas também não há confirmações das autoridades quanto a isso.

“Até o momento, não é possível precisar o número de corpos na embarcação, nem fornecer indicativos da nacionalidade do barco e das pessoas a bordo”, disse a PF, por meio de nota, nesta segunda-feira.