Atento aos Direitos dos Internos do Presídio Regional de Paulo Afonso, o Serviço Social, sob a condução atuante do Diretor José Givanildo Alves, promoveu a Palestra sobre o uso abusivo de Álcool e Drogas. Trata-se de um projeto que tem por objetivo informar, esclarecer e sobretudo prevenir o uso demasiado destas substâncias.
A assistente social Angélica Catarina relata que os resultados são imediatos. Os detentos compartilham suas experiências e acabam proporcionando aprendizado entre eles e a equipe, além de estabelecer um vínculo de confiança com a instituição.
A palestra ministrada pela psicóloga do CAPS AD, Audenice, amplia o espaço de reflexão acerca da dependência química e provoca os internos à mudança por uma vida mais saudável. Priscila Tiane, assistente social, lembra que se trata de uma doença reconhecida pela OMS e requer um conjunto de políticas públicas dedicadas ao enfrentamento deste complexo mal.
Na ocasião, a Angélica ainda ressaltou o papel importante da comunidade, família e de toda a sociedade no combate ao uso abusivo de Álcool e Drogas. A união de esforços e ações permanentes em prol da saúde dos internos do presídio alcançam toda a comunidade, inclusive a família. Um dos internos relatou, durante a palestra, que “começou a roubar para manter o vício” e que palestras como essas são muito importantes para evitar a situação em apreço.
Ao final da palestra, em clima de comunhão e troca de experiências, o Diretor mencionou o compromisso da Instituição com a preservação dos Direitos e Dignidade da Pessoa Humana e fez considerações sobre a importância do Serviço Social na defesa dos Direitos e emancipação humana, realizado na instituição.