Paulo Afonso-BA: “É preciso uma política séria de saneamento básico, infraestrutura adequada para solucionar esse caos”…

O INMET-Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de chuvas intensas em diversos municípios do norte da Bahia. O alerta laranja, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos fortes, com velocidade entre 60 a 100 km/h.

No dia 28 de novembro de 2022 a cidade de Paulo Afonso Bahia, teve fortes chuvas que alagaram todo o centro e bairros da cidade. Paulo Afonso em 60 minutos teve 70mm de chuvas, já no dia 29 foram 14,5mm. Essa foi uma das chuvas mais intensas já vista na cidade.

Moradores e Comerciantes repudiaram a falta de planejamento e ação do poder público municipal, pois, os bueiros estavam todos entupidos, causando prejuízo e desconforto a todos. “É preciso uma política séria de saneamento básico, infraestrutura adequada para solucionar esse caos, graças a Deus dessa vez não houve vítima, apenas danos materiais”… Comentou um comerciante.

O grau de “perigo” alertado pelo INMET vale para as cidades de Abaré, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canudos, Casa Nova, Chorrochó, Curaçá, Filadélfia, Glória, Itiúba, Jaguarari, Jeremoabo, Juazeiro, Macururé, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Rodelas, Santa Brígida, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Sobradinho, Uauá.

Ainda há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) nessas cidades. Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.