Apesar de Paulo Afonso Bahia ser ilhada pelas águas do Rio São Francisco, ainda existe a cultura de abastecimento por Carros Pipas na Zona Rural do município. Não existe política hídrica municipal para moradores da Zona Rural. Falta de água bruta e potável é um fato para alguns povoados.
Na foto, um carro pipa foi partido ao meio em uma de suas viagens para abastecimento de água na Zona Rural. Além de não ter água potável e bruta, os motoristas sofrem com estradas de péssima qualidade. A falta de asfalto faz com quê os motoristas tenham prejuízos com frequência em seus veículos.
Graças as cisternas implementadas pelos governos Lula e Dilma, o sertanejo acumula 16 mil litros de água da chuva, ficando meses sem precisar de água potável. Estradas, iluminação, água encanada potável e bruta é a maior necessidade do homem do campo. Tendo esses itens básicos o homem do campo saí do cabresto político. É obrigação da Gestão Municipal levar qualidade de vida para a Zona Urbana e Rural.
Recentemente o governo municipal anunciou asfaltamento para alguns povoados, a sugestão é que seja realizado um planejamento para que seja feito um aditivo de recursos para implantação de Iluminação, Ciclovias e Arborização no percurso da implantação do Asfalto. O município deveria realizar um Asfalto Circular, passando próximos de todos os povoados do município, fomentando o esporte, lazer, turismo de aventura e proporcionando qualidade de vida para seus munícipes.