Uma equipe composta por 10 Brigadistas de combate a incêndio florestal do ICMBio Paulo Afonso Bahia, se deslocou desde o dia 24 de março, para ajudar no combate ao fogo que está devastando o Parque Nacional Chapada Diamantina, na região central do Estado da Bahia.
O grupo chega para somar esforço para apagar o incêndio na Chapada, O combate ao fogo tem sido feito por equipes de brigadistas do ICMBIO e IBAMA, Bombeiros e voluntários que se revezam noite e dia, ininterruptamente, para pôr fim à essa catástrofe que, mais uma vez, atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Como se não bastassem os problemas operacionais em si, a geografia também não ajuda. Alguns focos estão em locais onde os helicópteros não conseguem posar para levar e buscar brigadistas.
O chefe do ICMBIO Paulo Afonso, o Sr. Emerson Leandro, nos informou que “logo que fomos contactados sobre a possibilidade de apoiar aquela unidade de conservação, entramos em contato com os brigadistas que estavam de folga e os demais, para ficarem atentos sobre o incêndio do Parque Nacional, então no dia 24, enviamos o apoio de equipamentos e pessoal para ajudar”
Os brigadistas de Paulo Afonso, estão na linha de frente do combate, vamos rezar e torcer para que controlem totalmente o fogo.