Com o objetivo de provocar os órgãos competentes, o site franciscosales.com.br e ou jornalregiaoemdestaque.net registrou em fotos e vídeo a degradação do Meio Ambiente, com prejuízo incalculável para Fauna e Flora da região. Há tempos que não há fiscalização do IBAMA, Instituto Chico Mendes, MPE-Ministério Público Estadual e Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Paulo Afonso Bahia.
A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 dos Crimes ambientais é clara para quem desmata a caatinga, causando impactos ambientais. O desmatamento desordenado, queimadas de centenas de hectares de terras todos os dias são flagradas, seja para loteamentos imobiliários, confecção de estacas para cercas, madeiras para padarias, cerâmicas, entre outras. Terrenos são desmatados na Zona Rural sem acompanhamento técnico ambiental, chegando a destruir 100% da mata, fator irregular pelos critérios de preservação ambiental.
Com esse desmatamento, os animais fogem da mata para as comunidades habitadas a procura de alimentos, chegando a ser capturado para venda ilegal, e até sendo atropelado nas estadas vicinais, como foi o caso registrado por essa reportagem. Veja fotos e vídeos do desmatamento e morte de animais silvestres.
Por Francisco Sales/Fotos Francisco Sales.