A Regional Nordeste, um dos núcleos do MST-Movimento dos Sem Terra, está realizando seu 13º Encontro Regional, de 22 à 24 de janeiro. Hoje 23 de janeiro de 2021, aconteceu uma rodada de debates com convidados. Os trabalhos do 13º Encontro da Regional Nordeste teve a participação de várias lideranças políticas da região. O evento aconteceu no Assentamento São José em Paulo Afonso-Bahia, tendo início as 09h com um café da manhã regional.
A mesa de abertura dos trabalhos de hoje, 23 de janeiro, contou com as presenças do deputado federal Valmir Assunção-PT, Dr. Luiz Neto-SD-ex-candidato a vice prefeito de Paulo Afonso-Bahia nas últimas eleições 2020, Vereador Tinho de Heleno-Presidente da Câmara de Vereadores da Cidade de Santa Brígida-Bahia, Francisco Melo (Sinergia)-PT; Carlos (Sinergia)-PT; Pastor e Professor Sidney Cézar-PT, Elília Camargo-Professora da Uneb, Genilson de Souza-PSD ex-vereador de Jeremoabo-Bahia, Professor e ex-vereador Evandro Araújo Paiva-PT, Evanildo Costa e Lucinéia Dures “Liu”-Dirigentes Nacionais do MST da Bahia, e o Repórter Francisco Sales.
Os convidados fizeram o uso da palavra; debateram a conjuntura política atual; discutiram as diretrizes para o enfrentamento da Pandemia do Covid-19, sem perder de vista as pautas de lutas para 2021, o “Fora Bolsonaro”, entre outras pautas. O MST nesse período de Pandemia do Coronavírus realizou doações de 93 Toneladas de Alimentos para comunidades das cidades de Paulo Afonso, Santa Brígida, Jeremoabo, Canudos, Índios Tuxá da Bahia e Quilombolas, todos no estado da Bahia.
Outra missão cumprida em 2020 pela Coordenação de Marquinhos do MST-Movimento dos Sem Terra-Regional Nordeste, foi a plantação de 10 mil mudas de plantas nativas e frutíferas, tendo como objetivo a preservação do meio ambiente. As hortaliças sem agrotóxicos, produzidos pelos assentados estão sendo comercializados em vários comércios da região, a exemplo dos Supermercados G/Barbosa, Assaí, entre outros.
O uso de máscara é obrigatório nos eventos do MST.