Ao circular pelas estradas vicinais da Zona Rural de Paulo Afonso Bahia, agora é normal ver animais silvestres a procura de novos abrigos na caatinga. O desmatamento desenfreado está afastando os animais de seu habitat natural.
Os crimes ambientais são percebidos diariamente com o desmatamento e a caça predatória. A falta de fiscalização e de uma punição exemplar do crime para aqueles que desobedecem a Lei 9.605 dos crimes ambientais se faz necessário. O órgão ambiental da prefeitura de Paulo Afonso, o IBAMA ou o Instituto Chico Mendes precisam urgentemente de medidas para frear esses crimes.
Se faz necessário em Paulo Afonso e Região a criação da COPPA–Companhia de Polícia de Proteção Ambiental veiculado a Polícia Militar da Bahia. A Região é coberta por áreas de preservação ambiental, Rio São Francisco, Raso da Catarina, Sítios Arqueológicos, MONA, entre outros.
“Monumento Natural (MONA) é a categoria de unidade de conservação que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza cênica, como, por exemplo, uma cachoeira, uma rochas e um cânion. Como unidade do grupo de proteção integral, a modificação dos aspectos naturais por intervenção humana é proibida”.
Por Francisco Sales.