Paulo Afonso-BA: Greve dos Correios continua, e servidores em Campanha Nacional doam sangue

Desde o dia 17 de agosto de 2020 que os trabalhadores dos Correios paralisaram suas atividades laborais, onde foi decretado Greve Geral pelos Sindicatos da categoria. Cerca de 100 mil trabalhadores em todo o Brasil deliberaram pela Greve Nacional em assembleias.

Em Paulo Afonso os servidores federais também aderiram a Greve Geral. As Agências dos Correios na cidade estão trabalhando parcialmente, apenas com 30% de seu quadro funcional, como preconiza a lei. São 23 servidores que trabalham no CDD-PAULO AFONSO-Centro de Distribuição Domiciliar. Sendo que 10 estão em Greve; 06 estão trabalhando; 04 estão afastados em trabalho remoto devido serem do Grupo de Risco do Covid-19; 02 estão de férias no entanto estão participando do movimento grevista, 01 afastado por problemas de saúde e 06 funcionários da Agência próximo ao CEAPA(Feira-Livre) e 20 BPM-Batalhão de Polícia Militar ainda não aderiram ao movimento.

Os Grevistas realizaram hoje 27 de agosto de 2020 uma ação social. Foi realizado uma Campanha Nacional para Doações de Sangue nos Hemocentros de todo o Brasil. Em Paulo Afonso Bahia, os servidores dos Correios seguindo a orientação do Comando de Greve se deslocaram para o Hemoba onde realizaram doação de sangue.

Segundo informações o faturamento da empresa teve um aumento significativo no período de Pandemia do Coronavírus. As próprias transportadoras concorrentes estão utilizando os serviços dos Correios.

Acompanhe o informativo da FINDECT após reunião de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST):

A FINDECT reforça a importância da categoria se manter mobilizada na greve e participando ativamente das atividades convocadas pelos sindicatos, sempre de forma ordeira e mostrando pra população a importância da manutenção dos direitos e da empresa pública essencial à população.

Ocorreu na tarde de hoje, 27/08, a FINDECT e Sindicatos filiados participaram da segunda reunião de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na ocasião, o Ministro Vice-Presidente do TST apresentou formalmente sua proposta concreta de composição do litígio.

A proposta consiste na renovação da sentença normativa vigente em todas as suas cláusulas, sem reajuste nas cláusulas econômicas até o término da pandemia de covid-19.

A fim de que as partes possam analisar a proposta com a devida serenidade, o Ministro Vice-Presidente definiu que a manifestação por escrito das partes deve ser formalizada até às 19h30min de hoje.

E no caso de não-aceitação, dará encaminhamento ao presente Dissídio coletivo de greve (DCG) para a apreciação das questões jurídicas.

Entretanto os Sindicatos filiados à FINDECT convocarão assembleias em suas bases para a próxima terça-feira, a fim de ser apreciada pela categoria a aceitação ou não da proposta apresentada pelo Tribunal.

Cabe ressaltar, que a aprovação dessa proposta depende também da aceitação por parte da direção dos Correios.

Gândara ( SINDECTEB )
Diviza ( SINTECT-SP)
Ronaldão ( SINTECT-RJ )
Rufino ( SINTECT-TO )
Márcio ( SINTECT-MA )

Confira os principais direitos retirados da categoria:
– Plano de saúde
– Vale cultura
– Anuênios
– Adicional de atividade de distribuição e coleta (AADC)
– Adicional de atividade de tratamento (AAT)
-Adicional de atividade de guichê (AAG)
– Alterar a data do dia do pagamento
– Auxílio de dependentes com deficiência
– Pagamento de 70% a mais da hora normal quando há hora extra trabalhada
– Reembolso creche
– Pagamento de 70% das férias
– Aumento no compartilhamento do ticket
– Licença maternidade de 180 dias
– Fim da entrega matutina
– Garantia de pagamento durante afastamento pelo INSS
– Ticket nas férias
– Ticket nos afastamento por licença médica
– Vale alimentação
– Para motoristas é o fim da cláusula sobre acidente de trânsito
– Indenização por morte
– Garantias do empregado estudante
– Licença adoção
– Acesso as dependências pelo sindicato
– Atestado de acompanhamento
– Fornecimento de Cat/ Lisa
– Itens de proteção na baixa umidade
– Reabilitação profissional
– Adicional noturno
– Repouso no domingo
– Jornada de 40hs
– Pagamento de 15% aos sábados.