Após a circulação de algumas imagens de aglomerações em eventos da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso Bahia, os proprietários de Bares e Restaurantes esperam que no próximo DECRETO Municipal, ele possam ser contemplados com a flexibilização de abertura desse tipo de comercio, uma vez que, já foram liberados até para academias, missas e cultos religiosos.
A Gestão Municipal havia feito um memorando por escrito em reunião na terça-feira dia 04 de agosto de 2020 junto com uma comissão representativa da categoria. Os donos de Bares e Restaurantes esperam ansiosos por esse novo DECRETO que deve ser anunciado terça-feira 12 de agosto.
Nesse novo DECRETO está a esperança deixada na última reunião (04 de agosto de 2020), onde os donos de Bares e Restaurantes já possam abrir no dia 14 de agosto de 2020. Eles esperam a distribuição da cartilha informando as regras do que deve e do que não deve ser usado no atendimento. Seja no distanciamento de mesas, utilização de Álcool 70%, higienização de balcão, de pia, de banheiros, entre outros procedimentos.
A cidade baiana de Sobradinho anunciou um novo DECRETO onde flexibiliza a abertura desses estabelecimentos comerciais, e que só agora junto da abertura de Bares e Restaurantes serão liberados Igrejas e Academias.
Em Paulo Afonso contrariando as orientações da OMS-Organização Mundial de Saúde, e supostamente facilitando alguns setores, a Gestão Municipal já havia liberado para as Academias, lojas de roupas, confecções e Igrejas. Locais onde reúnem também um grande número de pessoas, causando também aglomerações.