A desfiliação do Pré Candidato a Prefeito de Paulo Afonso-Bahia, Dr. Luiz Neto ao PT-Partido dos Trabalhadores, causou grande repercussão dentro e fora da legenda. Internamente houve uma revolta por parte de companheiros filiados e Pré Candidatos a Vereadores do partido.
O Pré Candidato a Prefeito Dr. Luiz Neto foi filiado ao PT por 30 anos, onde dedicou sua vida pública em defender a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, e consequentemente o legado deixado pelos ex Presidentes Lula e Dilma. O PT de Paulo Afonso sempre foi conhecido por suas histórias de lutas em defesa dos menos favorecidos, sendo que alguns anos vem sendo descaracterizado por um grupo interno liderado pelo deputado estadual Paulo Rangel, que esqueceu e desviou o partido das lutas sociais, defendendo apenas interesses pessoais.
A orientação da direção do PT em nível nacional e estadual é de defender candidaturas próprias nas maiores cidades do Brasil e da Bahia, sendo isso registrado em entrevistas aos sites pelos seus dirigentes, a exemplo do Presidente Estadual da sigla, Éden Valadares, o qual esteve em Paulo Afonso por ocasião da posse da nova direção do partido municipal, e enfatizou a intenção do partido de lançar candidatura própria, o não apoio aos candidatos que defendem o Carlismo e ao Bolsonarismo.
O grupo do deputado Paulo Rangel na contra mão da história, preferiu apoiar o atual Prefeito Luiz de Deus (PSD). Vários filiados ligados a Rangel estão com cargos na prefeitura, seja, entre amigos e parentes, tudo isso sem uma negociação prévia com a direção do PT.
O PT em Paulo Afonso sai mais uma vez dividido nas eleições, sendo que, alguns apoiam o ex prefeito Anilton Bastos (Podemos), que segundo informações não conseguirá registrar sua candidatura devido suas contas terem sido rejeitadas na Câmara de Vereadores, ficando oito anos inelegível.
O grupo que apoiou Dr. Luiz Neto dentro do partido ainda não definiu seu apoio oficial para prefeito em 2020. Veja alguns comentários de filiados referente a desfiliação de Neto ao PT.
“O PT perdeu a benção! É lamentável a saída do companheiro Neto das fileiras do PT. Entendo que o ocorrido é grave e marca um tempo de perturbação no partido dos Trabalhadores daqui de Paulo Afonso. Todavia, quero me solidarizar com Dr. Neto e desde já declarar meu total apoio e simpatia a sua decisão, bem como minha fidelidade em lhe apoiar onde quer que esteja. Seus valores, com certeza, marcarão o partido que se aliar e a chapa que compor. Estou firme com Dr. Neto em seu projeto politico social para Paulo Afonso. Ele representa o novo e a mudança de fato”. Pastor Sidney Cezar (Pré Candidato a vereador do PT)
“O Partido nesse momento perde um grande quadro. Cidadão de uma sensibilidade para a luta da desigualdade sócio/econômica e cultural da sociedade. Íntegro, honesto, humilde e muito querido nessa cidade que sempre defendeu e presta serviço com competência e dedicação. Acolhendo sempre aqueles que o procuram”. Maninho ex candidato a prefeito pelo PT de Paulo Afonso.
“Recebi com tristeza a saída do companheiro advogado Luiz Neto que até então, reunia condições do ponto de vista técnico de caminhar pelas ruas da cidade de Paulo Afonso não só por ser originário da cidade mais por jamais ter deixado de acreditar ser possível construir no campo popular da política social, uma realidade administrativa plural. O diálogo com a sociedade seria uma das suas maiores virtudes e com o respaldo do partido dos trabalhadores. Mas fomos pegos com uma mudança de rumo partidário que fez com que perdessemos um importante quadro. E é mais um pleito sem que o PT tenha a chance de promover um amplo debate com a sociedade e naturalmente a sigla perde essa oportunidade ímpar. Esse enfrentamento ao atual sistema político familiar lamentavelmente não conta com o importante apoio alguns companheiros/as históricos. Ao companheiro Luiz Neto nossos agradecimentos e que possamos construir um debate político mesmo que fora das instâncias partidárias. Nós não ficaremos atônitos diante do “jogo” político familiar que se divide para tentar “frear” qualquer projeto político de oposição. Uma vez petista sempre petista. Cordiais saudações”. Geraldo Alves Militante.
“Neto sai do PT, mas não da trincheira da luta democrática e dos direitos sociais. Respeito Dr.Luiz Neto e sua opção político partidária, um homem honrado e sério. Na vida às vezes nos separamos pra nos encontrar na próxima avenida. Um abraço”. Edízio Nunes Dirigente do PT/BA.
“Lamento Profundamente a saída do companheiro valoroso, que em alguns momentos que o partido precisou ele se colocou como um soldado da luta, como uma pessoa que estava para contribuir com o crescimento do PT em Paulo Afonso, e lamentamos a sua saída, até porque o nosso projeto estava incluído a candidatura própria a prefeito do município. Infelizmente as manobras que houveram internamente, o levou a tomar essa posição, porque o que eles (grupo de Rangel) queriam era matar a candidatura própria e apoiar Luiz de Deus, fato esse que não concordamos, no entanto com a saída de Neto ficou um sentimento de perda, perdemos um companheiro de todas as horas, mas vida que segue, mesmo Neto estando em outro partido, isso não significa que não daremos apoio, seguiremos juntos nessa nova empreitada dele. Um forte abraço”. Carlos do Sinergia pré candidato a vereador.