O Chefe da Unidade de Conservação do Instituto Chico Mendes em Paulo Afonso Bahia, Emerson Leandro “Messon”, foi convocado para Operação Verde Brasil, que acontece na Floresta Amazônica no estado do Pará. A operação iniciou, quinta-feria, 29 de agosto de 2019, e só terminará em 31 de setembro de 2019.
Messon se uniu a outros membros da Coordenação Regional, entre Fiscais do Ibama, Policiais Militares e Civis da região do Pará, a fim de combater as atuais queimadas, as ações de desmatamento, combate a caçadores de animais silvestres e invasores nas Unidades de Conservação. O convite para participar da Operação Verde Brasil foi feito pelo presidente do ICMBio, Sr. Homero de Giorge Cerqueira. O Senhor Homero esteve na cidade de Santarém-PA, onde observou a necessidade de uma ação mais emergente, e convocou várias chefias do Ibama e ICMBio, com apoio das Polícias Militar e Civil do estado do Pará.
O grupo foi divido em equipes de fiscalização nas cidades de Santarém, Altamira e Itaituba. Além dessas três cidades onde a situação é crítica, outras cidades também foram destacados membros de fiscalização para se unirem com as equipes do Mato Grosso, Rondônia, entre outras.
A equipe de fiscalização através de Messon detectou um flagrante de madeireiros utilizando Motosserra (vídeos), onde já haviam desmatado várias árvores nativas dentro de uma Unidade de Conservação. Os envolvidos foram presos em flagrante, e conduzidos para Delegacia de Polícia para tomarem as medidas cabíveis. Veja em seguida fotos e vídeos do flagrante de madeireiros em ação criminosa presos pela equipe.