A PRIMEIRA FRENTE visa a divulgação dos editais do FUNCULTURA dentro do município, com estímulo ao cadastro de artistas, artesãos e produtores tacaratuenses no CPC – Cadastro de Produtores Culturais do FUNCULTURA. Visa também a capacitação dos produtores cadastrados e acompanhamento para elaboração dos diversos projetos. Esta frente vem atuando desde o início de janeiro, com reuniões de sensibilização descentralizadas com pequenos grupos de artistas, artesãos, produtores e lideranças em Tacaratu Centro, Caraibeiras (terra das redes e mantas), comunidades indígenas Pankararus, comunidade do Quilombo Borda do Lago, comunidades dos assentamentos do INCRA e do MST. As reuniões culminaram em quase trinta novos cadastros de produtores e associações do município no FUNCULTURA, um feito inédito na cidade.
A SEGUNDA FRENTE visa a sensibilização de PRODUTORES CULTURAIS DE TODO O ESTADO DE PERNAMBUCO, para que realizem seus projetos no município sertanejo. Para tanto a Prefeitura está lançando o vídeo da campanha FUNCULTURA TACARATU, estrelado por Josildo Sá que mostra alguns dos encantos dessa terra sertaneja. Tacaratu é uma das cidades mais antigas do Brasil e em 2022 fará 370 anos de história. O vídeo fala do nascimento da cidade, de uma pequena maloca dos índios Pankararus, que conseguiu chegar aos dias atuais preservando as belezas de suas serras, de seu casario histórico, de suas bodegas, das tradições dos teares manuais e da fé em Nossa Senhora da Saúde.
O lançamento deste vídeo, iniciando a segunda frente da campanha, é um convite que a Prefeitura de Tacaratu quer fazer aos produtores que tenham projetos de oficinas e circulação de shows, feiras e festivais, dentre outros, para que realizem suas ações também em Tacaratu, incluindo a cidade no mapa da produção cultural de Pernambuco.
—