Paulo Afonso-BA: Vereadora Evinha rouba a cena em discurso de posse, e surpreende à todos

A posse dos novos vereadores 2021/2024 aconteceu na tarde do dia 01 de janeiro de 2021 na Câmara Municipal de Vereadores em Paulo Afonso Bahia. A posse foi transmitida pela página site da “Casa”, Faceboock, Youtube…

A Câmara empossou os seguintes Vereadores:

  • Pedro Macário-Presidente (DEM).
  • Irmã Lêda-Primeira Secretária (PDT).
  • Paulo Tatu-Segundo Secretário (PP).
  • Bero do Jardim Aeroporto (DEM).
  • Bero do Jardim Bahia (PSB).
  • Evinha Oliveira (SOLIDARIEDADE).
  • Gilmário Marinho (PODEMOS).
  • Jailson Oliveira (DEM).
  • Jean Roubert (PSD).
  • Uelington da Silva “KeKo do Benone” (AVANTE).
  • Leco (PSD).
  • Marconi Daniel (PODEMOS).
  • Valmir Rocha (PCdoB).
  • Zezinho do INPS (PP).

Quem de fato surpreendeu os vereadores e o público em geral com seu discurso foi a vereadora de primeiro mandato, Evanilda Gonçalves de Oliveira “Evinha Oliveira”, 39 anos (Solidariedade). Evinha foi eleita com 729 votos; é Coordenadora da ONG Anjo Negro e irmã do Advogado Luiz Neto, que foi candidato a vice prefeito pelo Solidariedade.

Em seu primeiro discurso já como vereadora empossada, utilizando a Tribuna da Casa, Evinha se mostrou preparada para o trabalho legislativo, enfatizou a importância da mulher no parlamento, e comentou que ela é a décima mulher a ocupar o parlamento municipal de Paulo Afonso-BA. A Câmara conta hoje com duas mulheres vereadoras, são elas: Leda Chaves-PDT e Evinha Oliveira-SD.

Acompanhe parte do Pronunciamento da vereadora na Tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Paulo Afonso Bahia.

“Dia primeiro quando a gente chega aqui que olha para aquela frase ali “ que todo poder emana do povo e em seu nome é exercido”, eu acho que isso dá uma consciência maior do que de fato a gente veio fazer aqui.”

“Eu acredito que o vereador é a figura política mais importante porque a vida realmente da sociedade acontece aqui, é mérito do município. A vida cotidiana não é na União nem nos Estados, é aqui (município)! Nós somos as pessoas mais próximas da população. Acredito muito na função do vereador como representante. Então que nós os 15 vereadores escolhidos, não nos esqueçamos em nenhum momento durante os próximos quatro anos para que fomos eleitos.”

“Aqui quem senta comigo são os mais de 100.000 habitantes; eu não sento em meu nome, sento em nome das pessoas, não apenas nas que votaram em mim, mas sim, em nome de toda população de Paulo Afonso. “

“Estou muito feliz em ver que dobramos a bancada feminina aqui… A mulher precisa olhar para aqui (Câmara) e se sentir representada.”

“A sociedade só vai crescer quando a gente emancipar de forma cultural e social a comunidade.

“Obrigada as 729 pessoas que acreditaram no “AGORAÉELA” (slogan da campanha). Vou defender a cada dia a ideia que falei na campanha, uma sociedade mais justa e igualitária para todos nós.”

Pronunciamento na íntegra: 

“Eu aprendi a ser uma mulher forte”

Aconteceu nesta sexta, 1 de janeiro, a posse dos Vereadores eleitos e reeleitos da nova Legislatura da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso.
Entre os seis novos eleitos as atenções se voltaram para a mais nova mulher da casa, Evinha Oliveira.
Eleita com o slogan “Agora é ela”, a vereadora que obteve 729 votos pelo partido SOLIDARIEDADE foi a primeira dos novos vereadores a discursar.
Evinha, como é conhecida pelos seus trabalhos sociais na cidade, disse que aprendeu desde cedo que todos devem fazer sua parte. “Eu aprendi com minha Mãe, Dona Eva, dentro de casa, que devemos fazer a nossa parte para a sociedade.”
Há cinco anos a jovem coordena a ONG Anjo Negro e segundo ela, foi lá que também entendeu a necessidade de fazer a diferença; “As Ongs tem papel importante e fundamental na manutenção da sociedade. Existem momentos que as políticas públicas demoram a chegar. Então a sociedade civil organizada consegue agir mais rápido.”
Segundo Evinha, quando você chega até a tribuna da Câmara, que lê aquela frase que todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido é que os vereadores tem ciência do que de fato estão fazendo ali; “Eu acredito muito na função do vereador como representante do povo.” Disse.
Filha de Dona Eva da “Pisante”, a nova vereadora falou da importância de ser mulher e ser forte.
“Minha Mãe ficou viúva muito cedo! E eu também fiquei viúva cedo, meu filho tinha apenas 11 meses. Com isso aprendi com ela a ser uma mulher forte! Porque a sociedade não dá espaço para as mulheres. E ao ver que aqui já somos duas nesta casa e uma compondo a mesa da presidência, já me deixa muito feliz! Apesar de todos esses anos eu ser apenas a 10ª mulher a ocupar uma cadeira nesta casa.”
Evinha finalizou seu discurso dizendo ser muito temente a Deus e agradeceu aos que estiveram do seu lado nesta batalha e em nome do seu filho Bernardo de seis anos, disse;
“Filho é por você que estou aqui e é por você que quero uma sociedade melhor, mais justa, para que você se torne um homem de verdade.” ASCOM.