O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho. Várias mensagens foram enviadas para a redação do jornalregiaoemdestaque.net, também como pelas redes sociais. É gratificante ter esse reconhecimento principalmente nesse período tenebroso das Fake News.
Em nome de todos que fazem a imprensa agradecemos pela lembrança. Temos a obrigação de levar a verdade para o mundo, pesquisando, verificando in loco e Operando em Alta.
Francisco Sales de Souza
Radialista/Formado pela ABLAP,
Editor responsável do site jornalregiaoemdestaque.net.
No Brasil, o Dia da Imprensa se comemorava, até 1999, no dia 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, em 1808, periódico da Corte.
Em 1999, a comemoração do Dia da Imprensa mudou de data e passou a ser celebrado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa.
Este periódico iniciou suas publicações em 1808, mas era um jornal clandestino e começou a circular cerca de três meses antes.
Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e a Lei Ln.º 9.831, de 13 de setembro de 1999 definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.