Segundo informações da representante dos donos de Beres e Restaurantes Neide Brito, a reunião que ocorreu ontem 31 de julho de 2020 foi um pouco demorada porque eles (Prefeitura) lançaram algumas propostas ande não houve acordo, uma delas era de abrir primeiro os restaurantes e com 15 dias após abririam os Bares lentamente.
Proposta essa que não foi aceita, ou abre tudo ou então deixa tudo fechado. Essa foi a ideia da maioria na reunião. Foi mostrado ao secretário e outros membros da prefeitura, várias fotos de aglomerações no comércio, bancos, entre outros setores, a fim de sensibiliza-los.
Então foi feito um memorando por escrito que segue abaixo da matéria. Na terça-feira dia 04 de agosto de 2020, possivelmente acontecerá mais uma reunião para elaboração da montagem do novo DECRETO MUNICIPAL para o dia 14 de agosto, sendo que o atual DECRETO encerra no dia 12. A esperança dos donos de Bares e Restaurantes é que eles já possam abrir no dia 14 de agosto de 2020.
Será distribuído uma cartilha para esses comerciantes informando todas as regras do que deve e do que não deve ser usado no atendimento. Seja no distanciamento de mesas, utilização de Álcool 70%, higienização de balcão, de pia, de banheiros, entre outros procedimentos.
Ainda segundo informações o município alegou ter um efetivo pequeno para fazer o acompanhamento de todos os ambientes devido a cidade ter muitos Bares e Restaurantes, então serão fiscalizados com apoio da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, GCM-Guarda Civil Municipal.
Caso algum estabelecimento não esteja cumprindo essas regras, não será multado, mas sim será fechado por 15 dias para se adequar as regras. Caso após a reabertura cause nova infração, são mais 15 dias fechados, até então solucionar as pendências.
Veja abaixo o memorando encaminhado pela prefeitura:
Reunião da comissão de reabertura:
Nesta reunião do dia 31/07/20 na SETIC junto com o secretário Nino Rangel, foi apresentada a cartilha de reabertura responsável do setor com as lideranças de bares e restaurantes e consultoria da vigilância sanitária.
Após o diálogo, ficou definido que o protocolo será encaminhado para o comitê de crise Covid 19,para ser analisado e se possível deferido.
A solicitação do setor é para que dia 14/08/20 os estabelecimentos já tão fragilizados venham poder retomar as atividades de forma responsável, respeitando todas as normas da cartilha que será compartilhada com todos do setor.
Ficará a critério da PMPA o deferimento da solicitação da comissão representante de bares e restaurantes.