Os Motoristas de vans das cidades de Paulo Afonso, Jeremoabo, Glória, Santa Brígida da Bahia, Delmiro Gouveia Alagoas, Petrolândia, Jatobá Pernambuco, entre outras cidades da região, se reuniram a fim de aderir à Paralisação Nacional dos Transportes Alternativos. A paralisação aconteceu ontem 21 de agosto de 2019.
O objetivo dos manifestantes em Paulo Afonso era bloquear a Ponte de acesso da cidade, no entanto, com um diálogo com Policiais Militares do 20 BPM, os manifestantes realizaram suas manifestações em outros pontos da cidade, a exemplo do Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Segundo a organização mais de 200 motoristas de Vans participaram do evento.
A lei 13.855 altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que “Institui o Código de Trânsito Brasileiro”, para dispor sobre transporte escolar e transporte remunerado não licenciado. Os manifestantes são contra a Lei 13.855/19, que impede a regulamentação da atividade de vans de transporte alternativo. Os motoristas pedem também, a aprovação de um Termo de Aprovação de Conduta (TAC).
A lei foi publicada no Diário Oficial, no último dia 9, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que aumenta a punição para transporte alternativo (pirata).
Veja logo abaixo matéria, vídeo e fotos emitidas pelo 20 BPM-Batalhão de Polícia Militar da Bahia:
20° BPM MANTÉM A PAZ EM MANIFESTAÇÕES DOS MOTORISTAS DE VANS
Por volta das 06h30 iniciou-se nas diversas áreas de responsabilidade do 20 BPM e em municípios pernambucanos concentrações de motoristas de transportes alternativos que protestavam contra a lei 13.855, recém-sancionada.
De imediato, foram deslocados os Comandantes das Companhias de Paulo Afonso, Jeremoabo e Glória, bem como o Coordenador de Área e Inteligência do 20º BPM para, junto à tropa, garantir o direito de protesto de forma legal e harmônica.
As negociações foram um sucesso e a manifestação percorreu o BTN e as principais avenidas do centro até 11h30min, sendo integrados os manifestantes oriundos de cidades de Pernambuco e da cidade de Santa Brigida. A manifestação contou com mais de 150 veículos e transcorreu de modo pacifico e organizado, com extensos elogios da população à ação da PMBA por conta da conduta profissional.
Finalizado o evento por volta das 12h sem registros de ilícitos e com a plena garantia do ir e vir da população pauloafonsina. Fotos 20 BPM/Tiago Santos.