Paulo Afonso-BA: Investimentos de deputado para Evinha não surtiu efeitos desejados na transferência de votos

 

O deputado estadual Jacó Lula da Silva-PT não conseguiu se reeleger para a ALBA-Assembleia Legislativa da Bahia nas eleições de 2022. Jacó obteve 42.138 votos na Bahia. Mesmo sendo um dos deputados mais atuantes na ALBA, não conseguiu sua reeleição.

Para algumas lideranças políticas, os movimentos sociais perdem, a Bahia perde sem um parlamentar como Jacó, um mandato totalmente dedicado as lutas das mais diversas causas populares.

Em Paulo Afonso Bahia o deputado estadual Jacó Lula da Silva-PT obteve apenas 431 votos. Mesmo supostamente tendo como parceira de chapa na cidade, a vereadora e candidata a deputada federal Evinha Oliveira-Solidariedade que obteve 8.764 votos, ela não conseguiu transferir uma votação a altura das Emendas Parlamentares direcionadas para Paulo Afonso através do deputado Jacó para o mandato da vereadora e candidata.

O deputado estadual Jacó Lula da Silva disponibilizou vários Padrões de Futebol, Trator Agrícola, Tubulações de Irrigação, Títulos de Terras para mais de 100 famílias, entre outros benefícios oriundos de lutas e de Emendas Parlamentares do deputado.

Jacó foi eleito na Bahia em 2018 com a seguinte votação 49.749. Em Paulo Afonso obteve 536 votos, 105 votos menos que em 2022, mesmo com o suposto apoio da sua candidata a deputada federal Evinha Oliveira-Solidariedade.

Quando se fala supostamente apoiado por Evinha, é que segundo informações sua campanha havia três candidatos a deputados estaduais. Em Paulo Afonso, Luciano Araújo-Solidariedade (eleito) obteve 365 votos, Maria Helia-PSC (apoiadora de Bolsonaro) sua tia obteve 338 votos, e Jacó 431 votos.