A gestão do ICMBIO se reuniu no dia 9 de setembro de 2021 com o prefeito de Paulo Afonso Bahia Luiz Barbosa de Deus, para discutir soluções para acabar com a quebra de pedra no interior da Unidade Monumento Natural do Rio São Francisco.
Entre as soluções indicada pela gestão do ICMBIO Paulo Afonso foi encontrar um local fora da área protegida e legalizar a atividade dos quebradores de pedra, com isso colocar-se-ia um fim a ilegalidade e a depredação dos Sítios Arqueológicos que existem dentro da Unidade de Conservação.
Outro ponto apresentado pelo ICMBIO Paulo Afonso foi utilizar os paralelepípedos apreendidos e doados a prefeitura municipal, para pavimentar as ruas do Povoado Rio do Sal.
O chefe do ICMBIO, Emerson Leandro, após a reunião, já no de hoje 10 de setembro, reuniu-se as 15h, com um empresário local que está investindo em um empreendimento no Povoado Rio do Sal e conseguiu articular o patrocínio do valor dos estudos para viabilizar a licença ambiental para os trabalhadores afetados pela paralização da quebra de pedra.
Emerson também realizou reunião com os trabalhadores as 16h, para comunicar a notícia do patrocínio e efetuaram entre as 16h30min, até as 18h, visitas junto com os quebradores de pedras nos possíveis locais que poderia ser liberado para eles praticarem as suas atividades.
Com isso o ICMBio pode está dando solução para um problema que vêm afligindo tanto os órgãos ambientais de proteção da Unidade de Conservação quanto aos quebradores de pedras quase 20 anos.