Os arremessos de objetos para o interior do Presídio Regional de Paulo Afonso Bahia estão tornando-se corriqueiros, causando preocupação por parte de Agentes Penitenciários, Policiais Militares (Sentinelas) e Direção da Unidade Prisional. Mesmo com a intensificação do famoso “Baculejo”, quase todas as semanas são recuperados os mais diversos objetos lançados por cima do paredão que separa os encarcerados.
Em 24 de abril de 2022 por volta das 15h20min, foram arremessados para o interior da unidade 08 objetos. No qual foi pego pelo Agente Penal apenas 1 litro de cachaça na garrafa pet. “Estamos enxugando gelo”, comentou um dos profissionais que trabalham na unidade… “É preciso um planejamento estratégico a fim de coibir essas ações”, comentou um PM Sentinela…
Na madrugada desta quarta-feira 27 de abril de 2022, três detentos fugiram do Presídio Regional. Os presos foram identificados como Luiz Carlos Santana Brito, Carlos Roberto dos Santos e Renan Daniel Alves Lopes. Segundo as informações, os três estavam cumprindo prisão em regime fechado no Bloco C, Ala A, Cela 1, do Conjunto Penal de Paulo Afonso.
Neste domingo 01 de maio de 2022 por volta das 14h30min, foram arremessados mais objetos para o interior do Presídio. Desta vez foram apreendidos celulares arremessados ao interior do presídio, onde foi observado pelo sentinela da hora, um arremesso para o interior do Bloco “B”, que de imediato dois componentes da Guarda se deslocaram e conseguiram interceptar um pacote contendo quatro celulares, sendo:
Quatro (4) celulares, sendo dois (02) aparelhos Samsung, Um (01) aparelho Motorola Um (01) iPhone. Uma (01) vara de PVC com um gancho usado para buscar os celulares.
Diante dos fatos, o material foi aprendido para serem tomadas das medidas cabíveis.