A notícia da transferência da gestão que era de responsabilidade do HNAS-Hospital Nair Alves de Souza, para o município de Paulo Afonso-Bahia, que aconteceu dia 31 de dezembro de 2020, chegou de forma negativa na ALBA-Assembleia Legislativa da Bahia.
O MPF-Ministério Público Federal, já havia entrado com uma Liminar em 03 de abril de 2020, onde foi determinado um prazo de 45 dias para que a União, o Estado da Bahia e o município de Paulo Afonso apresentassem um plano de gestão, funcionamento e operação do HNAS para que, de maneira progressiva, os três entes assumissem a gestão do hospital enquanto era efetivada a retirada da Chesf, sem que houvesse descontinuidade ou diminuição na prestação dos serviços. A não apresentação do plano acarretaria em multa diária de R$ 100 mil à União, ao Estado da Bahia e ao município de Paulo Afonso.
Ontem dia 05 de janeiro de 2021, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso-Bahia, vem assumindo sozinha o hospital. A Chesf demitiu em massa mais de 30 (trinta) trabalhadores, sendo 2/3 deles mulheres. Essa demissão em massa contraria o Acordo Coletivo de Trabalho, sem falar do caos que transformou o atendimento no referido hospital. Os trabalhadores receberam sua carta de demissão pelo representante da Chesf Mário Jorge na antiga escolinha dia 04/01/2021 segunda feira.
O deputado estadual baiano Jacó Lula da Silva-PT, repudiou tal atitude da Chesf por esta se eximir de sua responsabilidade com o HNAS, bem como pelas demissões arbitrarias dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, justamente nesse período de Pandemia do Covid-19. Jacó se prontificou a ajudar o Sinergia na luta em prol dos trabalhadores; reiterou sua solidariedade, apoio e disponibilidade para ajudar no que for possível para reverter esse quadro.
Matéria do MPF:
http://www.mpf.mp.br/ba/sala-de-imprensa/noticias-ba/liminar-chesf-deve-manter-ate-2020-atendimento-integral-do-hospital-nair-alves-de-souza-em-paulo-afonso-ba