Paulo Afonso-BA: Eleições 2024-Rapidinhas por Francisco Sales

Eleições 2024 promete ser acirrada nesse primeiro momento…

As Eleições 2024 se aproximam, e as articulações políticas começam seus primeiros rabiscos, em seguida vem o desenho e a arte final, ou seja, todos que desejam pleitear a tão cobiçada Prefeitura Municipal de Paulo Afonso Bahia, tem um grande percurso pela frente. Alguns nomes já se destacam para essa disputa, que por sinal promete ser acirrada nesse primeiro momento.

Capilaridade Política em Alta

Vamos lá, Jean Roubert-PSD chega da capital baiana com respaldo político do deputado federal Otto Alencar Filho e do senador Otto Alencar Pai. O vídeo que circula nos meios de comunicação, apresenta o vereador e o deputado um ao lado do outro, onde o deputado federal Otto Filho em sua fala, rompe com o prefeito Luiz Barbosa de Deus do seu partido, e apresenta o vereador Jean Roubert como o novo comandante da sigla em Paulo Afonso, e lança-o como pré-candidato do partido à prefeitura.

Lugar de Mulher é onde ela quiser.. Principalmente na política…

Apareceu também na mídia, o nome da Advogada Onilde Cavalcante, do Instituto Cavalcante Carvalho, um nome feminino para disputar o Poder Executivo. Seu esposo Sidney De Oliveira Carvalho foi candidato a deputado estadual pelo partido PTB  e obteve 2.491 votos na Bahia.

Pouco conhecido, mas já tem serviço prestado na cidade…

Outro nome que já está sendo apresentado para essa disputa em 2024, é o pastor, médico e empresário Dr. Juliano Medeiros. Apesar de ser uma pessoa pouco conhecida, já tem serviço prestado no município. Gera emprego e renda para diversas famílias com seus empreendimentos. Dr. Juliano está filiado no Partido Republicanos.

Dinâmico, operacional e humano… 

O médico Dr. Afonso também aparece na boca de muitos, como um dos nomes que está preparado para assumir essa gestão municipal. Dr. Paulo Afonso realiza um trabalho social com várias instituições não governamental no município.

Só falta um grupo político local forte, para alçar voos mais altos…

Marconi Daniel PV continua suas caminhadas, priorizando sempre a área rural, local onde tem uma grande penetração política. Marconi foi bem votado nos seus três mandatos, e recentemente como candidato a deputado estadual, obteve aproximadamente 10 mil votos só no município, superando muitas lideranças locais. Marconi precisar ganhar primeiro uma queda de braço interna, pois, seu partido faz parte de uma federação entre PV, PT e PCdoB.

Federação (PT, PV e PCdoB) deve sair desunida em 2024…

Uma corrente do PT, e o PCdoB estão alinhados com o governo atual dos Prefeitos Luiz de Deus-PSD e Marcondes Francisco-PSD. No PT tem Nino Rangel filho do deputado estadual Paulo Rangel que ocupa o cargo de secretário de Turismo, Industria e Comércio. No PCdoB do vereador Valmir Rocha, já está tudo desenhado para o apoio ao grupo que ele apoia desde das últimas Eleições em 2020. Valmir já afirmou categoricamente que não será pré-candidato a prefeito, e sim a vereador.

Marconi se não for ágil politicamente, pode morrer na praia…

Por isso está difícil para o vereador Marconi Daniel-PV, ser o possível pré-candidato da Federação PT-PV-PCdoB. Marconi está prestes a “nadar, nadar, e morrer na praia”… Foi o que quase aconteceu com o ex-filiado petista, o advogado Dr. Luiz Neto em 2020, quando teve seu nome cotado como pré-candidato a prefeito, e após uma manobra política do grupo do deputado Rangel-PT, fez com que Neto se filiasse no Solidariedade, onde foi vice na chapa com Galinho, e que perderam por apenas 805 votos de diferença. Mais uma vez o partido saiu dividido…

A “janela partidária” ou ser “puxador de votos”. Essa será a saída…

Marconi Daniel-PV tem até abril de 2024, período da “janela partidária” para se filiar a outro partido e ser pré-candidato a prefeito em 2024. Outra opção é ser o puxador de votos para vereadores na federação, se elegendo e ajudando a eleger Valmir Rocha-PCdoB, Nino Rangel-PT, Raimundinho-PT, Esmeralda-PT, entre outros…

Luiz e Luizinho jogaram um balde de gelo na pretensão de apoio do grupo a Marcondes…

No grupo político do prefeito Luiz de Deus-PSD atualmente está uma incógnita, tudo ia bem para o prefeito em exercício Marcondes Francisco PSD em sua pretensão de ser o “candidato do homem”, até que aquela aparição de Luiz e Luizinho junto ao governador Jeronimo Rodrigues-PT em audiência no gabinete em Salvador Bahia, gelou parte da base que acompanha Marcondes Francisco.

O prefeito em exercício Marcondes Francisco-PSD não consegue se aproximar do governador Jeronimo-PT, apoiou ACM Neto e continua apoiando a oposição, exemplo foi trazer para Copa Vela 2023, o deputado estadual Marcinho-MDB, deputado esse que mais bate no governo de Jerônimo Rodrigues-PT.

Retornando ao Ninho…

Os rumores também estão voltados para o ex-prefeito Anilton Bastos-PV, que a convite do prefeito Luiz de Deus-PSD deve retornar ao seu ninho, e ser o pré-candidato a prefeito pelo grupo. Família, família, família…

Tudo pode acontecer, inclusive nada…

Caso Anilton-PV seja o escolhido dos “Deuses” e do governo do estado, uma mudança radical deve acontecer no cenário político pauloafonsino. Rompido politicamente desde 2022 com Anilton, Marconi Daniel-PV, sai da sigla, e vai para outro grupamento político… Já o prefeito em exercício Marcondes Francisco-PSD recebeu convite do deputado federal Mário Junior para ser o pré-candidato dos Progressistas.

Desta vez, ele vem mais experiente e preparado…

Mário Cesar Barreto “Galinho”-PSDB vem comendo pelas beiradas, já fazendo suas articulações e coligações políticas. Por apenas 805 votos, Galinho não eleito a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso Bahia em 2020. Nesta campanha de 2024, Galinho vem mais experiente e preparado para assumir mais esse desafio. A disputa do vice será acirrada para compor sua chapa majoritária.

Aguarde cenas do próximo capítulo…

Por Francisco Sales de Souza-DRT/RP-8722-BA.