Paulo Afonso-BA: Dia Nacional dos Animais-São 5 mil animais de rua só no centro da cidade

Amanhã 14 de março de 2022 comemora-se o Dia Nacional dos Animais, em Paulo Afonso Bahia a situação é deprimente no conceito comemoração, e sim, o dia de luta em favor da vida desse seres vivos que não sabem se defender de seu maior predador, o HOMEM.

Todos estão ameaçados pela maldade do homem, sejam a fauna ou a flora. Caça predatória e desmatamento ilegal são fatores predominantes à sua extinção. Animais silvestres precisam urgentemente de apoio para dar continuidade às espécies nativas.

Com poucos recursos humanos o Instituto Chico Mendes em Paulo Afonso Bahia faz o que pode para proteger a fauna e a flora, seja nas feiras-livres combatendo a comercialização de animais silvestres, na Estação Ecológica Raso da Catarina ou nos Monumentos Naturais do Rio São Francisco. Com o desmatamento e queimadas, os animais que conseguem sobreviver fogem para as cidades à procura de alimentos e abrigos, ficando presa fácil para o homem.

ANIMAIS DE RUA

Outro problema crônico no município é a grande população de gatos e cachorros em estado de vulnerabilidade social, largados nas ruas à própria sorte, sem que existam políticas públicas para solucionar ou até amenizar o crescimento populacional na proliferação de animais de rua. Ongs sem apoio, são os únicos voluntários em cuidar dos animais de rua, isso na medida do possível.

Segundo Marielvia Moraes Presidenta da APA-Anjos Protetoras dos Animais em entrevista no Programa ARTSHOW com Ivanildo Quirino na Rádio Web Caiçara informou, “já são mais de cinco mil animais largados nas ruas do centro da cidade, sem contabilizar os animais dos povoados e comunidades rurais de Paulo Afonso Bahia”.

Para o Repórter Francisco Sales que também é ambientalista, “é preciso de uma Campanha de Castração de Animais, contando com um Castra Móvel e com abrigo, tendo acompanhamento médico veterinário pós-operatório; Campanha de adoção, e principalmente a construção de um Hospital Municipal, Estadual ou Federal Veterinário, criando um modelo tripartite, que consiste em atribuir a três órgãos independentes e harmônicos entre si, as funções Legislativa, Executiva e Judiciária. Criação de um Grupamento da GCMA-Guarda Civil Municipal Ambiental; Polícia Militar Ambiental, Retorno do Escritório do IBAMA em Paulo Afonso Bahia”. Pontuou.

Por Francisco Sales de Souza-DRT/RP-8722-BA.

Fonte da matéria: www.calendarr.com

Dia Nacional dos Animais

Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.

Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia.

De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

Os animais também são lembrados no dia 4 de outubroDia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, considerado pela igreja católica como padroeiro dos animais.

No Brasil ainda se comemoram outras datas que também visam a conscientização da população sobre os direitos dos animais, como: o Dia da Adoção Animal (17 de agosto)e o Dia da Libertação Animal (18 de outubro).

Atividades para o Dia Nacional dos Animais

Nesta data é aconselhável, além de dedicar um dia especial ao seu animalzinho de estimação (caso tenha um), fazer atividades que ajudam a promover o significado do Dia Nacional dos Animais: garantir a defesa dos seres irracionais.

  • Faça grupos de discussão na sua comunidade sobre o assunto;
  • Reúna alunos ou filhos para fazer desenhos dos animais que eles mais gostam;
  • Assista a filmes e documentários que abordem temas relacionados a exploração e maus tratos aos animais, para que possa ter mais conhecimentos sobre esta terrível realidade;
  • Reúna os animais de estimação de todos os seus amigos da rua / prédio e organize uma festa;
  • Crie e distribua folhetos explicativos sobre a importância de denunciar às autoridades casos de maus tratos aos animais.