Paulo Afonso-BA: Detento do Presídio Regional é levado para o HNAS em estado grave

O SAMU 192, foi acionado por Agentes Penitenciários do Presídio Regional de Paulo Afonso Bahia, para atender uma ocorrência de espancamento de preso por outros detentos.

O fato ocorreu na mesma ala onde semana passada um detento foi espancado até a morte dentro da unidade prisional (ALA “B”), por intervenção rápida de policiais e agentes, foi evitado mais um assassinato no interior do presídio. Em menos de quatro meses três homicídios aconteceram na unidade.

O detento foi encaminhado ontem 11 de fevereiro de 2019 para o HNAS-Hospital Nair Alves de Souza em estado grave. Nossa reportagem não conseguiu a identificação do detento espancado, nem a causa da agressão.

O Presídio Regional de Paulo Afonso tem capacidade para uma população carcerária de 350 encarcerados, sendo que a população carcerária as vezes ultrapassam cerca de 700 detentos, o dobro da capacidade normal.

Essa super população preocupa Diretores, Agentes Penitenciários, Policiais Militares que fazem a segurança da unidade, também como outros servidores que prestam serviço no presídio. Sem sombra de dúvidas essa super população cresce devido ao trabalho realizados pelas polícias da região, uma vez que o presídio abriga detentos de várias cidades da região.

Para os servidores, essa demanda precisa ser revista pois, a qualquer momento pode acontecer problemas maiores na unidade, pois, o presídio está superando sua capacidade populacional de encarcerados.