Estão chegando áudios nas redes sociais do Presídio Regional de Paulo Afonso Bahia, alertando para o surto de suspeitas de Covid-19 nos pavilhões da unidade prisional (Pavilhão do Módulo “C”). Segundo o áudio os encarcerados estão com tosse, garganta inflamada, febre, dor de cabeça, entre outros sintomas.
É preciso uma intervenção urgente de uma equipe Epidemiológica na unidade a fim de detectar e tratar os supostos infectados. Alguns já estão em isolamentos. Mas, é preciso uma maior atenção do Estado da Bahia e principalmente do município de Paulo Afonso.
Segundo informações do CNJ-Conselho Nacional de Justiça, em janeiro o Brasil registrou nos presídios e unidades socioeducativas 65,4 mil infectados desde o início da pandemia do Covid-19. As mortes chegaram a 267. (4ª feira 3.fev.2021). Esse registro vale para os reclusos e servidores que trabalham nas unidades de privação de liberdade.
Segundo informações extraoficial, já são mais de 22 infectados pelo Coronavírus na Unidade Prisional em Paulo Afonso. Ainda segundo informações não houve mortes decorrentes do Covid-19 na unidade. Secretaria de Saúde Municipal precisa intervir e desinfetar todo o ambiente.