As eleições para dirigentes escolares da rede estadual é um dos momentos mais importantes da vida da escola. Essa é mais uma ação que une Governo e sociedade para melhorar a qualidade da educação pública. Afinal, a participação de todos, professores, servidores, pais, responsáveis e estudantes acima de 12 anos no processo eleitoral é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor para os estudantes baianos. É imprescindível conhecer as propostas dos candidatos e decidir pela equipe gestora mais comprometida com a melhoria da qualidade de sua escola.
Professor Fernando, atualmente leciona no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhaes e Cetepi. Atualmente, no Colégio Luís Eduardo Magalhães, é membro do conselho no segmento pais
Professor Fernando já lecionou no Colégio Estadual Carlina Barbosa de Deus por 08 anos, entre os anos de 2004 há 2012, onde lecionou às disciplinas de Filosofia, Sociologia e História, é professor do Colégio Luís Eduardo Magalhães há 12 anos, onde leciona Filosofia.
Defensor do Ensino Público gratuito, professor Fernando, já lecionou para os 03 filhos que estudaram no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde o seu filho caçula é atualmente seu aluno do 1º ano do Ensino Médio no horário matutino.
No mês de abril de 2023, alguns alunos sugeriram que o professor postulasse a vaga de diretor do CETEPI, antigo CIEPA, onde o mesmo concluiu o curso de Eletrotécnica em 1991 e é oriundo dessa casa que já formou centenas de gerações de paulafonsinos, desde a década de 70.
Professor Fernando trabalhou 25 anos na Prefeitura municipal de Paulo Afonso na Secretaria de Educação, entre os anos de 1989 e 2015 e por 12 anos foi o coordenador pioneiro da Casa do Estudante de Paulo Afonso no munícipio de Salvador Bahia, entre os anos (1993-2004). Lecionou na Academia da Polícia Militar da Bahia em Salvador, Uneb Campus VIII, coordenou o curso de Especialização em Política e Estratégia no município de Paulo Afonso em 2006 e atualmente é professor licenciado da Unirb-Ba em Arapiraca Alagoas.