Hoje, dia 31.08 mais uma vez, após a desídia da prefeitura de Paulo Afonso Bahia, nós, os aprovados no concurso público da prefeitura, estivemos junto a administração para cobrar a nomeação dos demais Aprovados, que tem sido preteridos em detrimento da manutenção de contratações precárias pela administração.
Na oportunidade não fomos recebidos pelo prefeito municipal, mais uma vez. Fomos, como sempre tem sido, recebidos pelo Secretário de Administração Pública Cleston Andrade, que somente retirou posicionamento anteriores: a prefeitura não fará convocações imediatas dos demais aprovados e que a prefeitura tem prazo legal para convocação.
Passa ao largo da gestão que os candidatos aprovados tem direito de subjetivo à nomeação imediata, reconhecido inclusive pelo Juízo da 2 Vara, quando há ocupação de cargos municipais por agentes contratados e comissionados, demonstrando a clara necessidade do Município, bem como a capacidade de arcar com a despesa.
Ademais, informe-se que quando a administração faz um concurso com previsão de vagas, é porque tem a necessidade da contratação, bem como capacidade física e econômica de acolher os aprovados. Foram ofertadas pelo certame mais de 500 vagas, sendo aprovados pouco mais de 200 inscritos.
Atualmente somos 168 aprovados restantes, num concurso válido e homologado, aguardando a boa vontade política da gestão em fazer as convocações. Não há outro nome a não ser boa vontade política, interesse político em fazer as convocações.
Somos 168 famílias aguardando para realizar um direito duramente conquistado cujo exercício vem sendo sorrateiramente obstado pela administração.
Infelizmente não conseguimos ser recebidos pelo prefeito hoje, para pelo menos tentar trabalhar num cronograma de convocação exequível. Mas foi marcada uma reunião no próximo dia 08.09, às 10h, no gabinete do prefeito, para tratarmos do concurso e procurar uma saída menos drástica possível para todos os lados.
Mais uma vez, são 168 famílias sofrendo com a angústia da espera para ver um direito meritoriamente conquistado ser respeitado. Para muitos de nós este concurso não é apenas a entrada na administração pública, mas a promessa de uma vida melhor e mais digna. São pessoas que estão dispostas a trabalhar pelo desenvolvimento do município e pelo bem estar dos cidadãos pauloafonsinos, além de gerar riqueza e renda para economia local.
Por isso estamos mais uma vez cobrando as nossas convocações, a realização efetiva de uma promessa de campanha do prefeito. Nossa luta será contínua e intensificada cada vez mais, até que o último de nós seja convocado, sendo efetivamente respeitado o princípio constitucional do concurso público e da moralidade pública.
Edital do Concurso Público 001/2020.
Comissão dos aprovados emitem nota a Rádio Web Caiçara.