| A partir de terça-feira (13), aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos nos benefícios vão começar a receber uma notificação para saber se autorizaram ou não o pagamento. Vinte dias depois de o Brasil ficar sabendo do escândalo, o instituto vai começar a mapear o tamanho exato da fraude.
O aviso vai chegar dentro do Meu INSS, pelo aplicativo ou no site do instituto na internet. É preciso habilitar as notificações do aplicativo no celular.
Esse será o primeiro movimento do governo para saber de fato quantos segurados foram lesados e quanto foi desviado pelo esquema bilionário de fraudes. Até agora, o governo trabalha com uma estimativa dos investigadores da Polícia Federal: R$ 6 bilhões.
O governo ainda não disse quanto tempo vai levar para analisar as respostas dos beneficiários e quando haverá um calendário de ressarcimento – dúvidas que existem desde o dia 23 de abril, quando a PF e a CGU fizeram uma operação contra o esquema.
No âmbito da investigação, a PF analisa o material apreendido pela operação. No Congresso, há duas frentes para instalar CPIs do INSS. No Senado, a oposição protocolou nesta segunda-feira (12) o pedido de comissão mista. Na Câmara, o PL entrou com o pedido de CPI, mas há outros 12 na frente. Cabe aos presidentes das duas casas decidir sobre instalar as comissões.
➡️ Do ponto de vista prático, o aposentado e pensionista que foi lesado ainda não tem nenhuma data concreta para começar a receber o dinheiro roubado do benefício dele.