Créditos: Pixabay
Fique ligado nos cuidados essenciais para conservar a carroceria e a pintura do seu veículo
O carro, como qualquer outro bem de consumo durável, precisa de cuidados e práticas que mantenham a preservação em dia. Este, principalmente, por estar sujeito as intemperes do dia a dia como chuva, sol, avarias, acidentes e outros, pede uma atenção especial e é de sua responsabilidade manter a integridade do seu veículo. Cuidar da pintura e da lataria é fundamental importância para a para a valorização do mesmo, principalmente se você tem carros usados à venda em Salvador. Estas manchas ou danos podem prejudicar a saída do mesmo no mercado e impactar na imagem na hora da venda. Além disso, esse investimento no cuidado tem retorno no seu próprio bem-estar e na satisfação de sempre estar na condução de um veículo bonito e brilhante que chama a atenção por onde passa. Muito na depreciação sofrida pelos veículos ao longo dos anos é resultado da atenção e das iniciativas do próprio dono. Tem dúvidas do que mais você fazer para potencializar a preservação automotiva? Fique de olho nas nossas dicas e orientações.
Danos do sol
Conservar a pintura conservada contribui para reduzir os custos com funilaria e pintura dados os altos custos com este tipo de serviço. O sol danifica gradativamente a lataria do veículo que não está preparada para insolação. Hoje em dia, existem alguns procedimentos que conseguem bloquear os raios ultravioletas ou que higienizam as sujeiras impregnadas deixando a lataria mais grossa e áspera. Além disso, são diversos contaminantes como frutas, frutos e galhos que podem amassar e acelerar o seu desgaste. Estacionamentos cobertos são os mais indicados pois o calor do sol pode provocar rachaduras na pintura, acumulando umidade que, por usa vez, pode se transformar em ferrugem e demandar uma recuperação profissional. Fique atento onde estaciona o seu veículo, evite deixar a mostra no sol e mantenha-o sempre limpo.
Este é o cuidado básico para a preservação da lataria que deve ser realizada a cada quinze dias evitando que a sujeira se impregne e desenvolva danos à lataria. Diversos produtos contaminantes mancham a pintura deixando a pintura e a superfície do veículo áspera e opaca, bem pouco atraente. Assim, fique ligado em alguns cuidados essenciais: estacione o carro em um local com sombra para a uma lavagem segura, retire a sujeira mais grossa depois que a lataria esfriar, lave com água, detergente neutro e/ou produtos específicos para a limpeza do veículo, não utilize querosene e produtos abrasivos ou químicos, dê preferência aos tecidos mais delicados e algodão como panos de microfibra para lustrar e secar, faça a limpeza regular sempre que exposto à areia, à maresia ou à terra em excesso, Isso mesmo que você tenha lavado o veículo há menos de uma semana. Caso necessário, leve seu veículo a uma empresa especializada em limpeza automotiva. Priorizando essas medidas, você já estará bem avançado no processo.
Este é outro fator que danifica a lataria pois pode manchar a pintura quando a chuva seca. Vale lembrar que muitas chuvas são ácidas, vem acompanhadas de granizos, trazem diversos intemperes e galhos e folhas de árvores com as rachadas de ventos. Os danos assim podem ser bem maiores e comprometer de vez a pintura do seu carro. Assim, o recomendado é não dirigir na chuva sempre que possível e, se precisar estacionar, deixe-o em um local coberto.
Elas são uma proteção relevante caso você não tenha uma vaga coberta para deixar seu veículo. Porém especialistas dizem que elas devem ser evitadas pois a retirada constante também pode danificar a pintura com arranhões e demais avarias. Além disso, a capa pode favorecer a umidade, ou evitar que uma umidade já acumulada seque e enferruje o seu veículo. Dê preferência as capas apenas em momentos de real necessidade em que você não terá outro de preservar seu veículo. Não economize com a manutenção do carro e coloque-o sempre um estacionamento protegido, seguro para evitar gastos futuros desnecessários, principalmente se você tiver um carro de alto padrão que exige altos custos de manutenção como um Audi A3, por exemplo.
A cera é responsável por criar uma camada protetora simples, mas e livrar seu veículo da ação degradante de vários contaminantes como dejetos de animais, seiva de árvore, poeira excessiva e umidade. O enceramento, além da conservação e manutenção da pintura, também possibilita maior brilho potencializando a vida útil do verniz da lataria e realçando ainda mais a beleza do veículo. As ceras automotivas precisam ser aplicadas segundo a especificidade de cada pintura e lataria. Indica-se que isso seja feito, mais ou menos, a cada 30 ou 45 dias após a correta lavagem, higienização e secagem do mesmo. Vale lembrar que você precisa ter a segurança de que o produto não vai manchar, e que será bem absorvido.
Isso é importante pois nem todas as sujidades visíveis após a lavagem e secagem do veículo são eliminadas por completo podendo danificar a estrutura da lataria, propensa ao acúmulo de contaminantes invisíveis a olho nu e o aspecto da tinta, que pode ficar fosca, opaca e até mudar a tonalidade com o passar do tempo. A descontaminação, assim, é um processo de higienização capaz de retirar resíduos como piche, contaminação industrial, fuligem, pó de tinta, poeira, dentre outros e resistentes à limpeza comum. Esta técnica utiliza uma massa abrasiva, chamada de Clay Bar aplicada em toda a área afetada pela contaminação deixando a carroceria mais brilhante e lisa, livre de dejetos.
Gostou das nossas dicas e quer receber mais informações sobre o assunto? Então acesse as nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades.