Os eventos pré-carnavalescos já começaram desde o dia 1º de fevereiro, mas é nesta quinta-feira (8) que inicia oficialmente a folia momesca até o dia 14 de fevereiro. Para garantir a tranquilidade da população nesse período, 22.482 policiais militares estarão escalados em Salvador, seis municípios da Região Metropolitana (RMS) e em 76 municípios do interior do Estado, onde haverá festa.
Somente em Salvador será empregado um efetivo de 12.895 para os circuitos oficiais, festas nos bairros, além do entorno desses locais e estações de transbordo e corredores de tráfego.
São 15 Comandos de Área (CA) com a responsabilidade do policiamento dos circuitos Batatinha (Centro Histórico), Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande), onde haverá 14 Zonas de Abordagem de Circuito (ZAC) e 42 Portais de Abordagem.
A PM também estará com policiamento especial nos bairros de Itapuã, Cajazeiras, Periperi, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Nordeste de Amaralina, Pau da Lima e Paripe, sob responsabilidade de nove Comandos de Área.
O carnaval no interior acontece em 76 cidades, além de seis municípios da RMS, sendo eles Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, São Francisco do Conde, Vera Cruz, Praia do Forte e Imbassaí.
Uma estrutura especial está montada nos circuitos da capital baiana, com 34 Postos Policial Militar (PPM), nove postos de reunião de tropa, oito bases especiais do Grupamento Aéreo (Graer) e do Esquadrão de Polícia Montada, dois postos de VANT (drones), 25 totens, quatro canis rotativos e 16 fechamentos de ruas.
Durante os seis dias de carnaval, serão realizadas três operações: Postos de Abordagem, Folia e Paz e Operação Abadá.