BAHIA: O deputado novato Jaco (PT) discursou 46 vezes, enquanto Rangel (PT) apenas 02 vezes

O site Bahia Notícias publicou Ranking que mostra a participação de cada parlamentar da ALBA-Assembleia Legislativa da Bahia. Nesse levantamento o JR em Destaque.Net faz um comparativo de dois deputados que obtiveram votos na região de Paulo Afonso, são os deputados Paulo Rangel (PT) e o deputado Jacó (PT).

Enquanto o deputado Paulo Rangel neste primeiro semestre só utilizou a Tribuna da Assembleia duas vezes, o deputado novato Jacó discursou por 46 vezes, parou a sessão para 12 questões de ordem e 4 apartes. Será que Rangel anda meio desestimulado com o parlamento?

Acompanhe parte da matéria veiculada do Bahia Notícias:

Os deputados estaduais de primeiro mandato Olívia Santana (PCdoB), Jacó (PT) e Hilton Coelho (PSOL) estão entre os parlamentares mais participativos do plenário da casa em sessões deliberativas no primeiro semestre do ano. O Bahia Notícias levantou o número de discursos, questões de ordem, aparte e relatórios de projeto dos deputados estaduais para elaborar o ranking. Os dados foram obtidos do departamento de taquigrafia por meio de Lei de Acesso à Informação (LAI).

Campeão de discursos, questões de ordem e pedidos de aparte, o líder da oposição Targino Machado (DEM) foi o deputado mais participativo no plenário na primeira metade do ano nas sessões que votaram projetos de lei para a sociedade baiana. Foram 55 discursos, 120 questões de ordem e 10 aparte, momento em que o deputado pede para falar durante discurso de um colega. Targino ainda relatou dois projetos de lei. Jacó (PT) discursou por 46 vezes, parou a sessão para 12 questões de ordem e 4 apartes. Vice-líder da oposição Alan Sanches (DEM) fez 43 discursos, 53 questões de ordem e 6 aparte. Olívia Santana (PCdoB) fez 41 discursos, 9 questões de ordem e 2 aparte. Hilton Coelho (Psol) fez 36 discursos, 12 questões de ordem e 4 aparte. Veja a lista completa dos deputados mais atuantes no plenário em sessões deliberativas no primeiro semestre:

 

 

O salário de um deputado estadual gravita na casa dos R$ 25 mil. 

Além dos “nem-nem” sem nenhuma participação nos microfones da casa, outros 22 deputados fizeram menos de 5 discursos na tribuna em sessões deliberativas no primeiro semestre. São eles os deputados de primeiro mandato: Junior Muniz (PP) (1), Paulo Câmara (PSDB) (1), Rogério Andrade Filho (PSD) (1), Dal (PP) (1), Pastor Isidório Filho (Avante) (1), Osni Cardoso (PT) (2), Kátia Oliveira (MDB) (2), Tum (PSC) (2), Diego Coronel (PSD) (3), Marcelinho Veiga (PSB) (3) e Laerte do Vando (PSC) (3). E os deputados reeleitos: Mirela Macedo (PSD) (1), Paulo Rangel (PT) (2), Marquinho Viana (PSB) (2), Jânio Natal (Pode) (2), Roberto Carlos (PDT) (2), Tom Araújo (DEM) (3), Fabrício Falcão (PCdoB) (3), Sandro Régis (DEM) (3), Alex da Piatã (PSD) (3), Robinho (PP) (4), Ivana Bastos (PSD) (4).

Bahia Notícias /JR em Destaque.Net.


Ranking mostra deputados menos participativos | Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias