O MST-Movimento dos Sem Terras está realizando em seus Assentamentos e Acampamentos a desinfectação de todos os veículos que transportam suas produções. Essa é uma ação que permite uma distribuição de alimentos higienizados e longe do perigo do contágio da pandemia do Covid-19.
A coordenação através do dirigente Marquinhos informou a reportagem do jornalregiaoemdestaque.net que foram selecionados alguns trabalhadores rurais dos Acampamentos e Assentamentos para realizar um curso de manejo dos equipamentos, utilização de EPIs e instruções técnicas, a fim de manusear a bomba de desinfecção que são utilizadas nos transportes de cargas que chegam nos Assentamentos e Acampamentos do MST.
Todas as cidades onde o MST Região Nordeste atua, receberam o curso e estão colocando em prática a desinfecção nas seguintes cidades baianas: Paulo Afonso, Santa Brígida, Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e Canudos, ao todo são 13 áreas entre Assentamentos e Acampamentos.
Recentemente o MST Nordeste no dia 16 de abril de 2020, arrecadou alimentos dos seus assentamentos e doou a população da cidade de Santa Brígida na Bahia cerca de 04 Toneladas de alimentos perecíveis e não perecíveis, também como aproximadamente 500 litros de leite.
Outras ações de doações estão sendo programadas para essa semana sexta feira 08 de maio de 2020, onde serão contemplados os Quilombolas da cidade de Jeremoabo e os Índios na cidade de Paulo Afonso, ambas na Bahia.