Concurso ICMBio pode ter banca até 8 de novembro; entenda!

A banca organizadora do concurso ICMBio deverá ser anunciada até o dia 8 de novembro. O prazo foi informado pelo próprio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Em resposta à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, no dia 24 de novembro, o ICMBio revelou que deverá anunciar a banca escolhida dentro de 15 dias.

Desta forma, considerando os 15 dias corridos, o anúncio deverá ser feito no dia 8 de novembro.

Ao todo, sete bancas enviaram propostas e estão na disputa:

  • Fundação Cesgranrio;
  • Instituto Avalia;
  • Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades);
  • Cebraspe;
  • Instituto AOCP;
  • Instituto Access; e
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
  • Concurso ICMBio tem autorização para 350 vagas

    A autorização para o concurso do ICMBio foi concedida inicialmente no mês de julho, com 180 vagas para analistas.

    No final de agosto, depois de um pedido da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da maior preocupação com a causa ambiental, a oferta foi ampliada para 350 vagas.

    A portaria que aumentou as oportunidades do novo concurso, divulgada no dia 30 de agosto, atualizou também os prazos e regras para a abertura das vagas.

    O ICMBio tem seis meses (180 dias) para a publicação do edital, a partir da ampliação da oferta (30 de agosto). Assim, o documento deverá ser disponibilizado até 26 de fevereiro de 2025.

    As provas do concurso, por sua vez, deverão ocorrer no período mínimo de dois meses após o edital.

    Como o ICMBio tem pressa para o ingresso dos novos servidores, o edital do concurso está previsto para ser publicado ainda este ano.

  • Último concurso ICMBio foi aberto em 2021

    O último concurso ICMBio teve edital em 2021. Foram disponibilizadas 171 vagas imediatas, sendo 110 para técnico ambiental e 61 para analista ambiental.

    Para concorrer ao cargo de técnico ambiental foi preciso ter o ensino médio completo, enquanto o cargo de analista ambiental exigia a formação superior.

    O processo seletivo foi conduzido pelo Cebraspe, que ficou responsável pelo recebimento das inscrições e pela aplicação das provas.

    Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas. A prova objetiva para técnico ambiental contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos.

    Para analista ambiental, a prova foi composta por 100 questões, que foram divididas entre 40 de Conhecimentos Básicos e 60 Específicos.