Paulo Afonso-BA: Acordo para gestão de importante hospital no interior baiano pode ser fechado; entenda

As pendências restantes em meio ao litígio sobre a gestão do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), localizado na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, podem estar perto de serem solucionadas.

Nesta sexta-feira (22), aconteceu uma audiência de conciliação para uma proposta de acordo que envolve a prefeitura do município, a União, o Estado da Bahia, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

De acordo com a proposta, um novo hospital universitário deverá ser construído em Paulo Afonso. Além disso, a prefeitura deverá, com o apoio da União, assumir a gestão integral do HNAS até que os serviços sejam efetivamente transferidos para o novo Hospital Universitário.

A nova unidade será construída pelo governo da Bahia e administrada pela Ebserh, do governo federal. À gestão estadual, caberá, por exemplo, o uso de parte do montante depositado em juízo pela Chesf para elaboração dos projetos de engenharia que atendam às necessidades assistenciais da região de saúde e cumprindo os requisitos para caracterização da unidade como hospital de ensino.

Sob o escopo da UNIVASF, está autorizar que a gestão municipal continue a gerir o atual HNAS, enquanto o novo hospital é construído. apoio técnico na definição dos parâmetros necessários ao projeto de construção do novo hospital. A Ebserh deverá, além disso, assumir a gestão da unidade. Já a Chesf deverá ealizar a doação do terreno para a construção.

OBS: A Prefeitura Municipal vai assumir o HNAS até que se construa o hospital novo pelo Estado e o terreno será doado pela CHESF. Sendo que, já tem em caixa os 45 milhões para fazer o projeto executivo e a construção.