Bahia: Carro Pipa e Perfuração de Poços Artesianos sempre foram o carro chefe em eleições eleitorais

“Morar na região do Rio São Francisco e próximo ao Canal da PA4 e morrer de cede”, esse foi um desabafo de um morador, e o pensamento de boa parte de moradores da área rural em Paulo Afonso Bahia. O descaso hídrico implementado no abastecimento humano e animal, seja no abastecimento realizado pela Embasa, ou aquela servida pelos Carros Pipas, não atendem as necessidades básicas para as comunidades.

A perfuração de poços artesianos causa um grande impacto ambiental. Nos últimos anos intensificou-se a construção de poços artesianos, com perfurações executadas sem controle ambiental, trazendo sérios riscos ao meio ambiente, podendo contaminar águas subterrâneas e trazer danos à população. A Perfuração de Poços Artesianos é conhecida no Nordeste por “tábua de pirulito”.

O abastecimento do Carro Pipa também é muito forte em boa parte do nordeste, serviu e serve como moeda de troca em eleições eleitorais. Levar água tratada (consumo humano) e bruta (consumo animal e irrigação) através de canalização (tubulação), é a alternativa sustentável para cidade de Paulo Afonso, melhorando a produção agrícola e pecuária, e valorizando a qualidade de vida para o homem do campo.