Paulo Afonso-BA: Concursados concedem entrevista na Rádio Web Caiçara amanhã 22 de novembro

Amanhã 22 de novembro de 2022 um dos representantes da comissão dos aprovados em concurso em 2020 da Prefeitura Municipal, após utilizar a Tribuna da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso Bahia, concedeu entrevista a Rádio Web Caiçara e ao site franciscosales.com.br, onde esclarece os fatos ocorridos.

O Programa Sala de Imprensa vai ao ar de segunda a sexta-feira das 08h as 10h na Rádio Web Caiçara. Fique ON… Veja abaixo a Carta Aberta assinada pelos seus representantes.

Acesse o Link:

reduzida e corrigida.CARTA À CÂMARA MUNICIPAL DE PA 21.11.2022 (1)

**************************************

CARTA DOS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO 001/2020 DO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO-BA

Nós, APROVADOS no concurso para o provimento efetivo no serviço público do Município de Paulo Afonso/Bahia, vimos nesta sessão buscar auxílio dos representantes do povo que compõem esta Casa para dar continuidade às nossas convocações.

Excelentíssimos Vereadores e Vereadoras

Com todas as honras e respeito que merece o gestor Municipal Luiz Barbosa de Deus, nós precisamos que providências sejam tomadas, pois o concurso vem se arrastando a passos lentos desde o ano de 2020 enquanto a contratação de servidores precários segue aumentando.

Primeiramente, gostaríamos de salientar que nossas tentativas de comunicação direta com o Prefeito têm sido infrutíferas. Nunca fomos recebidos pessoalmente pelo Sr. Prefeito e nos últimos meses todas as reuniões foram desmarcadas de última hora.

Não fomos ouvidos.

Nesse cenário, é importante frisar que a Constituição Federal de 1988 estabelece no art. 37 como regra a realização de concurso público, de modo que as demais formas de contratação constituem medidas excepcionais, que devem estar previamente previstas e justificadas em lei para atender a uma necessidade temporária ou atribuições de direção, chefia e assessoramento.

O município de Paulo Afonso, contudo, vive um cenário avesso à Constituição. Aqui, é gritante a desproporção entre os servidores precários e efetivos.

Excelentíssimos Vereadores e Vereadoras, nós temos ciência que no ano de 2010 foi ajuizada uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA, Nº 0000759-12.2010.8.05.0191 contra o Município de Paulo Afonso/BA e nesta foi determinado que o gestor Municipal se abstivesse de prorrogar os contratos temporários e que realizasse novo concurso público no prazo de 180 dias.

Contudo, o concurso foi lançado apenas em 2020, dez anos depois.

Já estamos no final de 2022 e foram realizadas somente 70 (setenta) nomeações dos aprovados, após muito muito choro, muito barulho e dispêndio de recursos. É importante salientar que até mesmo a homologação do concurso só foi realizada após uma manifestação pública dos aprovados no dia 17 de março de 2022 em frente à prefeitura.

Frisamos, senhores e senhoras, após a homologação do concurso foram realizadas somente 70 (setenta) convocações e de lá para cá o que recebemos dos representantes do Município são apenas PROMESSAS E JUSTIFICATIVAS: que “o Município está cumprindo o prazo do Edital”, que o município “não tem orçamento”, que “não tem espaço físico” e que “não tem necessidade” para convocar-nos.

Contudo, é preciso registrar que o edital do concurso previa mais de 450 vagas e foram aprovados menos de 240 pessoas, ou seja, quase metade das vagas não tiveram candidatos aprovados. E, passados quase 3 (três) anos desde que foi publicado o edital, apenas 70 (setenta) aprovados foram convocados.

Diante disso, questionamos: por que tanta demora para convocar os poucos candidatos que foram aprovados no concurso? Quem está ocupando essas vagas?

Vereadores e Vereadoras, vimos trazer a público a situação insustentável que estamos vivenciando. Nós sabemos que apesar de não haver a convocação dos aprovados, O NÚMERO DE SERVIDORES PRECÁRIOS SEGUE
AUMENTANDO NO MUNICÍPIO.

Basta consultar o Portal da Transparência para verificar, por exemplo, que de abril de 2022 a outubro de 2022 o número de COMISSIONADOS saltou de 664 para 748, ou seja, 84 pessoas, UM QUANTITATIVO MAIOR QUE AS CONVOCAÇÕES DOS APROVADOS NO CONCURSO. Além disso, é importante frisar que há mais de 2.600
servidores contratados sem concurso público. Ou seja, cerca de 80% dos servidores lotados atualmente no município não ingressaram mediante concurso público.

[NÃO LER] Vejamos tabelas comparativas dos meses de abril e outubro/2022 extraídas do portal da transparência:
Nós, aprovados no concurso público, somos profissionais qualificados nas mais diversas especialidades: somos professores, advogados, administradores, engenheiros, técnicos, etc., que lutamos e nos dedicamos em plena pandemia a um concurso público concorrido e dispendioso. Foram duas fases de provas com várias prorrogações de
datas, vencendo desemprego, crises de ansiedade, risco de saúde e de vida. Vencemos tudo isso e aqui estamos aguardando sermos convocados enquanto vemos o portal da transparência com vários servidores precários ocupando nossas vagas.

Senhores e senhoras aqui presentes, vários processos judiciais já estão em curso em razão da inércia do Município em convocar os aprovados. Liminares estão sendo deferidas reconhecendo a existência de preterição arbitrária e estão todas sendo descumpridas pelo Excelentíssimo Prefeito Municipal.

VÍNCULO – 2022 ABRIL OUTUBRO

Efetivo 827 870
Contratados 2493 2489
Comissionados 664 748
Celetista 113 115
TOTAL 4.097 4222
efetivos 20,18% 20,6%
precários 79,82% 79,4%

Além disso, a Promotoria Estadual da Bahia já se manifestou em diversos processos judiciais dando parecer favorável aos aprovados e requerendo a nomeação imediata em razão da preterição arbitrária e mora na convocação.
Nós temos ciência também que o Tribunal de Contas, no mês de maio de 2022, proferiu recomendação ao Município para realizar as nomeações, substituindo, inclusive, os temporários. Na recomendação foi ressaltado que o descumprimento poderá resultar no manejo de medidas administrativas, a exemplo da propositura de Representação junto ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Excelentíssimos Vereadores e Vereadoras, nós estamos lutando desde o ano de 2020 nesse concurso. Estamos exaustos, mas não vamos parar enquanto todos os aprovados sejam convocados. É um direito nosso.

E estamos aqui hoje para pedir auxílio dos senhores e senhoras para que, no exercício do PODER E DEVER DE FISCALIZAR a administração pública municipal, cobrem do Senhor Prefeito as nossas convocações.

O judiciário, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas já têm se manifestado favorável à nossa convocação. Sabemos que incumbe à Câmara Municipal primar pelo cumprimento das leis e da boa gestão do dinheiro público e esperamos que esta Casa também acolha nossa suplica.

Sendo assim, humildemente, e com muito respeito, nos dirigimos à esta Casa para requerer que COBREM do Sr. Prefeito Luiz Barbosa de Deus:

a) A imediata convocação e posse dos aprovados no concurso municipal, como forma de prestígio à coisa pública, aos munícipes e ao ordenamento jurídico;
b) Que ainda neste ano de 2022 elabore um cronograma prevendo as nomeações de todos os aprovados, seguindo o exemplo de muitos municípios da região. No caso de inércia, requeremos que os Vereadores e Vereadoras procedam a Representação do Prefeito Municipal junto ao Tribunal de Contas dos Municípios, nos termos do art. 287, parágrafo único, inciso IV, do Regimento Interno do TCM/Bahia.

Nós, aprovados no Concurso Público de Paulo Afonso, agradecemos o espaço e o direito de voz que foi dado nesta sessão. Nestes termos, pedimos e esperamos deferimento.

Paulo Afonso – Bahia, 21 de novembro de 2022

Representantes dos Aprovados