Aconteceu em Paulo Afonso, de 25 a 31 de julho, 3° Festival de Dragon Boat do Nordeste, e contou com equipes formadas por mulheres sobreviventes do câncer de mama de vários estados como, Maceió-Al, Aracajú-SE, Londrina-PR , entre outros.
A prática do remo no auxílio a cura do câncer de mama surgiu em 1996, pelo médico Donald C. McKenzie, que comprovou como os movimentos do remo faziam uma espécie de drenagem linfática natural, favorecendo a prevenção do linfedema, comum após tratamentos com cirurgia de mastectomia e radioterapia.
Em Paulo Afonso, O Carranca Boat surgiu no dia 06 de novembro de 2019, formado por um pequeno grupo de mulheres que traziam na sua bagagem histórias de lutas, perdas, superação, alegrias e tristezas, mas acima de tudo mulheres que queriam se curar e ajudar a curar outras mulheres também. Daí então, o grupo só fez crescer, e elas realizaram dois festivais de remo com a participação de várias mulheres de vários estados que lutam para superar o câncer de mama.
O objetivo do festival é conscientizar sobre a importância da atividade física como forma de prevenção não só do câncer, mas de várias doenças.
A cidade de Paulo Afonso já tem várias equipes que inclusive irão representar o Estado em uma competição em Brasília.