Em Moção de Aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Jacó (PT) parabenizou os 63 anos de emancipação política do município de Paulo Afonso, que serão completados nesta quarta-feira, 28 de julho.
Riquezas naturais, lutas pela terra e o pioneirismo de Delmiro Gouveia cercam a história de Paulo Afonso, “um dos mais belos municípios do Brasil” e “um dos principais do Nordeste pela sua importância econômica, em especial a geração de energia elétrica”, afirma o deputado Jacó.
Emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória, e atualmente com cerca de 120 mil habitantes, Paulo Afonso era, em meados do século XVIII, dominado por portugueses que, chefiados por Garcia d’Avila, chegaram à região e se depararam com indígenas mariquitas e pancarus e a fartura de água do Rio São Francisco.
Coube ao industrial Delmiro Gouveia o pioneirismo, lembra Jacó na Moção, de em 26 de janeiro de 1913, inaugurar uma pequena usina de 1.500HP, e transportar energia de Paulo Afonso para a localidade de Pedras. Em 1948, é criada a CHESF, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, e em torno das terras da Fazenda Forquilha, surge a cidade.