Com uma lacuna política de um quadro regional dos Progressistas na ALBA-Assembleia Legislativa da Bahia, o prefeito da cidade de Glória Bahia, David Cavalcanti, já está mexendo seus “pauzinhos” para ganhar apoio político dos prefeitos e vereadores da “Décima Região”, a fim de disputar uma vaga como estadual, fazendo dobradinha com o deputado federal Mário Negromonte Júnior, em 2022.
Prefeitos David Cavalcanti (Glória), Humberto (Chorrochó), Deri do Paloma (Jeremoabo) e Iuri (Pedro Alexandre)
Com uma suposta vitória de David Cavalcanti-Progressistas para a ALBA, membros de seu grupo político acreditam que ele será uma voz na Assembleia Legislativa para a região, fato esse que nunca houve empenho do grupo dos “Negromontes” em investir nesse projeto a nível estadual. A exemplo de Val Oliveira ex-aliado, que tentou por duas vezes sem êxito uma cadeira na ALBA, e segundo informações, não houve interesse nem tão pouco empenho do deputado federal Mário Jr. nem do seu pai Mário Negromonte em investir em sua candidatura.
David Cavalcanti terá alguns obstáculos em sua pré-candidatura a deputado estadual. Primeiro David precisa convencer seus líderes políticos partidários, Mário Negromonte (Pai) e o deputado federal Mário Negromonte Junior (Filho). Em seguida os prefeitos e vereadores do Progressistas da região.
Outra questão que está sendo bastante discutida nos bastidores do Grupo político do Progressistas, é a entrada do vice-prefeito Zé Nilson para ocupar a suposta vacância deixada por David no município, caso concretize sua candidatura a estadual. É preciso convencer seus eleitores, que deram mais uma chance reelegendo-o por quatro anos na prefeitura, e serão “abandonados” por ele (David) por não concluir seu mandato.
Zé Nilson que tem pretensões políticas para concorrer a prefeitura em 2024, pode ficar engessado caso David seja o estadual. Apesar de Zé assumir a prefeitura por dois anos e seis meses, ficará inelegível e não poderá ir para reeleição devido estar em dois mandatos consecutivos como vice-prefeito na chapa com David, restando assim a indicação de outro nome para concorrer nas próximas eleições. O nome que pode unir o grupo nesse imbróglio é o da ex-prefeita Ena Vilma Pereira Negromonte, que pode retornar como pré-candidata à prefeita nas próximas eleições em 2024.
Outro fato que pode dificultar ainda mais, é o compromisso de alguns prefeitos e vereadores da região, pois alguns já estão comprometidos com o deputado estadual Nelson Souza Leal (50 anos) também do Progressistas. Nelson Leal é ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde geriu a CASA LEGISLATIVA por dois anos até 2019. Nelson Leal, é casado, tem três filhos, empresário, é natural de Salvador Bahia, é deputado estadual desde 1999, onde se reelegeu por vários mandatos.
Recentemente o prefeito de Glória David Cavalcanti, se reuniu com os prefeitos de seu partido Progressistas a fim de convencê-los e reverter seus apoios em prol de sua pré-candidatura a estadual, alegando que o deputado estadual Nelson Leal “Nelsinho” tem sua base política na capital baiana e na região Metropolitana. É aguardar para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos…