Paulo Afonso-BA: Eletricitários protestam contra a venda da Chesf/Eletrobrás

Porque vender uma empresa estatal que dar lucro? Quem ganha com a venda da Eletrobrás/Chesf? Quem ganha com a venda do Rio São Francisco?

Os trabalhadores Eletricitários da Chesf capitaneados pelo SINERGIA, se reuniram na manhã de hoje, 15 de junho de 2021, na Praça das Mangueiras, batizada também pelos Chesfianos como Praça Inácio Gatingueira, a fim de realizar uma paralisação em protesto contra a MP-Medida Provisória 1031 que trata da Privatização da Eletrobrás/Chesf.

Estava previsto uma greve geral dos Trabalhadores do Setor Elétrico do Sistema Eletrobrás em todo o País para tentar sensibilizar os Senadores a não colocar em pauta de votação essa MP 1031, no entanto, os trabalhadores recuaram da greve e estão realizando apenas um protesto. Os protestos em Paulo Afonso-Bahia, contra a Privatização da Eletrobrás/Chesf, aconteceu hoje, 15/06, e, acontecerá também amanhã, 16/06.

ÁGUA NÃO SE PRIVATIZA

Lembrando que vendendo a Chesf, as águas do Rio São Francisco também entram no “pacote”. Agora imagina como será o controle da água pela empresa privada que comprar a Chesf? Só para recordar, a Coelba (concessionária que controla a distribuição de energia na Bahia), depois que foi privatizada, a Bahia só perdeu. Em Paulo Afonso não foi diferente, de cara a cidade perdeu a sede central da empresa, ficando subordinada à cidade de Ribeira do Pombal; ainda os aumentos gritantes no valor da energia; péssimo serviço prestado; entre outras reclamações.

PERMANÊNCIA DA 1ª CIA/EXÉRCITO AMEAÇADA DE FECHAR

Outra questão levantada pela reportagem do site, foi se há necessidade da continuidade da 1 CIA do Exército Brasileiro no município. Só para efeito de informação, o Exército foi instalado na região em função da Chesf, por se tratar de uma Área de Segurança Nacional. Assim, se a privatização acontecer, será que o governo terá interesse na permanência da 1ª CIA na cidade? Uma vez que o Setor Elétrico passará para uma empresa privada?

PISICULTORES E AGRICULTORES TAMBÉM SERÃO AFETADOS

Os Piscicultores que exploram o Rio São Francisco na Criação em Tanques Redes de Peixes Tilápias, Tambaquis, Camarões, entre outros, precisarão cumprir novas normas de manejo, ou até extinção do exercício das atividades. Os agricultores irrigados também correm o risco de perderem seus investimentos de subsistências.

Enfim, com a privatização da Eletrobrás/Chesf, pode haver vários malefícios para o Brasil, para a Bahia e principalmente para Paulo Afonso e região, Juazeiro, Sobradinho, Rodelas, Abaré, Chorrochó, Glória-Bahia, Xingó-Piranhas em Alagoas, Canindé do São Francisco em Sergipe, Petrolina, Jatobá e Petrolândia em Pernambuco, entre outras cidades ribeirinhas.